PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO SABOR DE PERAS ‘ROCHA’ SUBMETIDAS A DIFERENTES MÉTODOS PARA INDUÇÃO DO AMADURECIMENTO
Resumo
As recomendações de manejo pós-colheita para peras europeias, atualmente, são dadas com base nas preferências dos mercados consumidores americano e europeu. Contudo, se desconhece a preferência dos consumidores nacionais em relação à qualidade para o consumo de peras europeias. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo verificar a aceitação de consumidores do sul do Brasil em relação a atributos sensoriais de peras ‘Rocha’ tratadas com diferentes métodos para indução do amadurecimento. As peras foram submetidas a diferentes períodos de exposição ao frio para indução do amadurecimento, sendo eles zero (controle), 15, 30, 45 e 60 dias a 3 ºC. Após este período, os frutos permaneceram sete dias à temperatura ambiente, quando então foram submetidos às avaliações sensoriais e às análises físico-químicas de firmeza de polpa, acidez titulável e teor de sólidos solúveis. As análises sensoriais foram realizadas por meio de um teste de aceitação por escala hedônica, com notas variando de um a sete, em relação aos atributos doçura/acidez e textura. Antes do teste, os consumidores foram questionados também sobre a sua preferência com relação à textura de peras europeias. Todos os tratamentos apresentaram notas médias acima de cinco, que corresponde ao termo “gostei” da escala de avaliação, para os atributos sensoriais de textura e doçura/acidez. A exposição dos frutos ao frio por 60 dias proporcionou nota média mais elevada (6,35) no teste de aceitação para o atributo doçura/acidez em relação aos frutos que não foram submetidos ao frio (5,35), não diferindo, contudo, dos demais períodos. Apesar de a firmeza de polpa ter diferido entre os períodos de frio, não houve diferença com relação às notas obtidas no teste de aceitação para o atributo textura. Apenas 31% dos 100 consumidores entrevistados preferem frutos de textura amanteigada, sendo que os demais afirmam preferir frutos de textura firme (51%) ou intermediária (18%). Para consumidores da região sul do Brasil, peras ‘Rocha’ não submetidas a métodos para indução do amadurecimento e que permanecem firmes após exposição à temperatura ambiente, apresentam boa aceitação comercial.
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