GERMINAÇÃO DE SEMENTES E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Thainna Thatisune Oliveira Sena, Thiago Antonio Amaral Vitorino, Ademária Aparecida de Souza, Aline das Graças de Souza, Antônio Lucrécio dos Santos Neto

Resumo


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para a Educação Básica, abordar o tema transversal meio ambiente e os conceitos básicos de Estatística e Probabilidades em sala de aula possibilita um grande avanço na formação para a cidadania. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma das atividades desenvolvida no programa PIBIP – Ação com o objetivo de implementar e analisar as contribuições que a Sequência de Ensino (SE) “Germinação de Sementes”  pode trazer para o ensino de Estatística com alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido durante 4 encontros no ano de 2015 com 33 alunos do 3ª série do Ensino Médio, sendo 21 (64%) do sexo masculino e 12 (36%) do sexo feminino de uma escola pública de Arapiraca, Alagoas. Essa atividade foi desenvolvida em duas etapas: Na 1ª etapa (Ambiente papel e lápis) foi realizada a contextualização do tema abordado e estabelecimento as perguntas que nortearam a pesquisa; coleta de dados da germinação de sementes da situação experimental dos alunos e abordagem dos conceitos estatísticos. Na 2ª etapa foi utilizado o laboratório de informática (Ambiente virtual) para utilizar as planilhas eletrônicas do CALC - Linux na construção e interpretação de tabelas e gráficos para melhor compreensão dos resultados. Verificou durante o desenvolvimento da atividade que a intervenção de ensino baseada em um trabalho contextualizado, percorrendo as fases da investigação científica motivou os alunos a participarem das aulas, despertou a curiosidade dos alunos sobre as etapas do crescimento da semente de feijão, onde os mesmos apresentaram muito interesse e entusiasmo no desenvolvimento do experimento, auxiliou no processo de ensino aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas promovendo nos estudantes o letramento estatístico e contribuindo na evolução de cidadãos mais críticos.

 


Palavras-chave


Pesquisa experimental. Didática. Letramento estatístico. Computacional.

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