GERMINAÇÃO DE SEMENTES E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Resumo
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para a Educação Básica, abordar o tema transversal meio ambiente e os conceitos básicos de Estatística e Probabilidades em sala de aula possibilita um grande avanço na formação para a cidadania. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma das atividades desenvolvida no programa PIBIP – Ação com o objetivo de implementar e analisar as contribuições que a Sequência de Ensino (SE) “Germinação de Sementes” pode trazer para o ensino de Estatística com alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido durante 4 encontros no ano de 2015 com 33 alunos do 3ª série do Ensino Médio, sendo 21 (64%) do sexo masculino e 12 (36%) do sexo feminino de uma escola pública de Arapiraca, Alagoas. Essa atividade foi desenvolvida em duas etapas: Na 1ª etapa (Ambiente papel e lápis) foi realizada a contextualização do tema abordado e estabelecimento as perguntas que nortearam a pesquisa; coleta de dados da germinação de sementes da situação experimental dos alunos e abordagem dos conceitos estatísticos. Na 2ª etapa foi utilizado o laboratório de informática (Ambiente virtual) para utilizar as planilhas eletrônicas do CALC - Linux na construção e interpretação de tabelas e gráficos para melhor compreensão dos resultados. Verificou durante o desenvolvimento da atividade que a intervenção de ensino baseada em um trabalho contextualizado, percorrendo as fases da investigação científica motivou os alunos a participarem das aulas, despertou a curiosidade dos alunos sobre as etapas do crescimento da semente de feijão, onde os mesmos apresentaram muito interesse e entusiasmo no desenvolvimento do experimento, auxiliou no processo de ensino aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas promovendo nos estudantes o letramento estatístico e contribuindo na evolução de cidadãos mais críticos.
Palavras-chave
Texto completo:
DOWNLOAD ARTIGO PDFApontamentos
- Não há apontamentos.