POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIRETRIZES GOVERNAMENTAIS NO PERÍODO DE 1995-2010
Resumo
Este trabalho apresenta, um breve panorama histórico da expansão da educação superior em dois períodos antagônicos envolvendo o Governo Fernando Henrique (1995-2002) e o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010), e visa promover uma reflexão sobre as contribuições deste período da história para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil, O percurso metodológico é delineado pela abordagem qualitativa da pesquisa, classificada como descritiva, e propõem-se um estudo de caso como estratégia metodológica, implicando para coleta de dados um estudo documental, com análise dados e sínteses. O Estudo é fundamentado através de autores que tratam desta temática, entre eles cabe destacar Höfling (2011), Nomeriano (2015), Sguissardi (2006) e Silva Júnior (2002). Com base em dois modelos expansionistas da educação superior brasileira, que apresentam um perfil distributivo e inclusivo de forma diferenciadas, embasada em diferentes diretrizes de acesso educação superior, podemos identificar nos governos Fernando Henrique Cardoso-FHC e Luiz Inácio Lula da Silva um processo de prosseguimento de reformas neoliberais na educação superior no Brasil. Em geral, é possível afirmar que ambos os governos promoveram esforços na busca pela expansão da educação superior no país, sendo o governo FHC, mais à direita, a partir do estímulo a instituições privadas de ensino superior, enquanto Lula, à esquerda, sobretudo a partir do fortalecimento das instituições públicas federais, tais governos constituídos de diferentes estratégias contribuíram de forma distinta para expansão do Ensino Superior, sendo que as políticas educacionais promovidas pelo governo Lula preconizaram a ampliação de vagas na área pública, contribuindo significativamente para população Brasileira de forma geral, desenvolvendo de forma mais objetivo os princípios da qualidade e equidade na educação
Palavras-chave
Educação Superior. Políticas Públicas. Expansão.
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