NIVELAMENTO ACÂDEMICO NA UNIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DO CURSO INTRODUTÓRIO DAS DISCIPLINAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UERGS

DIOVANA SANTOS DOS SANTOS, GABRIELA DE MORAES CHAVES, JAISON MARQUES, Veronice Camargo da Silva

Resumo


O Presente artigo é fruto da aplicação da primeira edição do Projeto de Extensão Universitária de Nivelamento da UERGS para os ingressantes da Licenciatura em Pedagogia, campus Bagé. A proposta do curso era de que os estudantes da pós-graduação em Gestão do Currículo na Formação Docente da própria universidade ministrassem oficinas aos ingressantes da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que se matricularam no no curso de Pedagogia. O objetivo do curso de nivelamento era suprir algumas lacunas oriundas da formação básica dos participantes e introduzi-los ao “mundo” acadêmico. Logo, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar se o curso de nivelamento cumpriu sua meta e se os professores percebem se desempenho do aluno que participou do projeto é diferente do que não participou. Utilizou-se de uma metodologia de pesquisa do tipo etnográfica realizada através de uma abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos professores do primeiro semestre do curso de Licenciatura.  Os dados analisados revelam que o curso na universidade foi proveitoso pelos alunos e que há um diferencial positivo dos alunos que participaram do Nivelamento com os alunos que não participaram. Com isto, comprova-se a necessidade de introduzir os licenciandos em letramentos acadêmicos.

Palavras-chave


Ensino Superior; Formação Docente; Letramento Acadêmico

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.