Prospecção de preferência de vinhos ‘Merlot’ das safras 2011 e 2012 produzidos na Campanha Gaúcha

Valeska Rodrigues Roque, Fernanda Moreira Oliveira, Maria Inez Lopes Fernandes de Barros, Márcia Arocha Goularte

Resumo


Das uvas da espécie Vitis vinifera L. produzidas na Campanha Gaúcha, a ‘Merlot’ é uma das principais cultivares tintas destinadas a elaboração de vinhos varietais. Mesmo bem adaptada às condições da região, as características sensoriais dos vinhos podem se diferenciar devido a vários fatores, dentre eles as condições climáticas que variam de uma safra para outra, ocasionando produtos com aportes fenólicos diferentes, mesmo vinificados sob os mesmos padrões. O vinho ‘Merlot’ da Campanha Gaúcha apresenta coloração vermelho-violáceo e, apesar do aroma não mostrar um pronunciado típico, impressiona gustativamente pelo equilíbrio e maciez. Com base nesses fatos este trabalho teve como objetivo realizar uma prospecção de preferência com consumidores, a fim de identificar as diferenças e intenções de consumo em vinhos varietais ‘Merlot’, elaborados de uvas cultivadas em duas safras (2011 e 2012), produzidas na região da Campanha Gaúcha – RS, Brasil. O teste foi realizado em junho de 2017, no Laboratório do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos (DCTA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 25 consumidores. Para a análise sensorial utilizou-se dois métodos, um do tipo discriminativo (comparação pareada) que avaliou atributos relacionados aos aspectos visuais, olfativos, de gosto/sabor e apreciação global dos vinhos e outro do tipo afetivo (intenção de consumo), que avaliou o potencial de intenção de consumir os vinhos. No primeiro ocorreu diferença significativa somente no atributo visual, sendo a safra de 2011 a que obteve maiores valores, assim como no afetivo, onde o da safra mais antiga foi apontado como o de maior intenção de consumo.

Palavras-chave


Vitis vinifera L.; comparação pareada; intensão de consumo.

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