Prospecção de preferência de vinhos ‘Merlot’ das safras 2011 e 2012 produzidos na Campanha Gaúcha
Resumo
Das uvas da espécie Vitis vinifera L. produzidas na Campanha Gaúcha, a ‘Merlot’ é uma das principais cultivares tintas destinadas a elaboração de vinhos varietais. Mesmo bem adaptada às condições da região, as características sensoriais dos vinhos podem se diferenciar devido a vários fatores, dentre eles as condições climáticas que variam de uma safra para outra, ocasionando produtos com aportes fenólicos diferentes, mesmo vinificados sob os mesmos padrões. O vinho ‘Merlot’ da Campanha Gaúcha apresenta coloração vermelho-violáceo e, apesar do aroma não mostrar um pronunciado típico, impressiona gustativamente pelo equilíbrio e maciez. Com base nesses fatos este trabalho teve como objetivo realizar uma prospecção de preferência com consumidores, a fim de identificar as diferenças e intenções de consumo em vinhos varietais ‘Merlot’, elaborados de uvas cultivadas em duas safras (2011 e 2012), produzidas na região da Campanha Gaúcha – RS, Brasil. O teste foi realizado em junho de 2017, no Laboratório do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos (DCTA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 25 consumidores. Para a análise sensorial utilizou-se dois métodos, um do tipo discriminativo (comparação pareada) que avaliou atributos relacionados aos aspectos visuais, olfativos, de gosto/sabor e apreciação global dos vinhos e outro do tipo afetivo (intenção de consumo), que avaliou o potencial de intenção de consumir os vinhos. No primeiro ocorreu diferença significativa somente no atributo visual, sendo a safra de 2011 a que obteve maiores valores, assim como no afetivo, onde o da safra mais antiga foi apontado como o de maior intenção de consumo.
Palavras-chave
Vitis vinifera L.; comparação pareada; intensão de consumo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.