ATITUDES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Para os PCN é de grande relevância abordar o tema hábitos saudáveis bem como os conceitos básicos de Estatística com os estudantes em sala de aula, para que os mesmos possam identificá-los e avaliá-los para socializar ao tema alimentação saudável e ao mesmo tempo perceber que a estatística está presente no seu cotidiano, trazendo uma melhora no seu bem estar e favorecer o ensino-aprendizagem destes conteúdos. Diante desse contexto, o objetivo é de implementar e analisar as contribuições que a Sequência de Ensino (SE) “Perfil da Tuma” que tem por base uma pesquisa de opinião com questões levantadas pelos próprios alunos com a intenção de trabalhar os conceitos básicos de Estatística. O estudo foi desenvolvido em 3 encontros no ano de 2015, com 33 alunos do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Arapiraca, Alagoas. A proposta educativa realizou-se em 2 etapas: Na primeira (Ambiente papel e lápis) foi realizada a contextualização do tema, abordando a qualidade de vida, boa alimentação e atividade física dos alunos com o intuito de percorrer todas as etapas de uma pesquisa cientifica (formulação de perguntas de pesquisa; coleta; tratamento e interpretação de dados e comunicação dos resultados) e, em seguida, realizar a coleta de dados da turma para abordar os conceitos básicos de Estatística. Na segunda (Ambiente Computacional), utilizou o Programa de Planilhas Eletrônicas CALC do Linux para construção e interpretação de tabelas e gráficos. Através da análise dos resultados observou-se a importância de uma proposta como esta para ensinar conceitos básicos de estatística, uma vez que os estudantes desenvolveram de forma satisfatória e bastante participativos. Percebeu-se também que a atividade proporcionou o ensino e aprendizagem mais atraente e interessante para todos os envolvidos, além de incluir discussões para uma vida mais saudável, socializando bons hábitos alimentares e da importância de praticar atividade física regular para a promoção da saúde. Assim, pode-se concluir que esses resultados foram positivos e promissores, contribuindo para o desenvolvimento do letramento estatístico, do espírito científico e na formação de cidadãos críticos.
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