ESTUDO DE DEFORMAÇÕES EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS EM DECORRÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA

Leandro Blass, Anderson Luís Jeske Bihain, Lucas Dotto Bueno, Everson Jonatha Gomes da Silva, Marcelo Molin, Maicon Vinicius Altnetter

Resumo


O principal meio de transporte brasileiro é o rodoviário, movimentando aproximadamente 60% das cargas no país, devido a sua importância torna-se necessário conhecer os principais fatores que influenciam a ruína de uma rodovia, por conta disto o presente trabalho visa estudar o comportamento de um pavimento exposto a uma variação sazonal de temperatura, assim serão analisadas as respostas estruturais quando submetido aos carregamentos dos eixos rodoviários. Para realizar esta análise, levaram-se em conta dois tipos de revestimentos de espessuras diferentes (5 e 10 centímetros) considerando os módulos de resiliência destas camadas variam com a temperatura. Os dados experimentais de temperatura são referentes ao mês de fevereiro das 13h00min horas às 18h20min variando de 20 em 20 minutos. Através do software AEMC/SisPav, que será utilizado para calcular as deformações, tensões e deslocamentos, diante dessas informações estimando sua vida útil através de modelos de desempenho que simulam a degradação da estrutura, ou seja, ruptura por fadiga e deformação permanente.


Palavras-chave


pavimento flexível, variação da temperatura, módulo de resiliência

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