ESTUDO DE DEFORMAÇÕES EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS EM DECORRÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA
Resumo
O principal meio de transporte brasileiro é o rodoviário, movimentando aproximadamente 60% das cargas no país, devido a sua importância torna-se necessário conhecer os principais fatores que influenciam a ruína de uma rodovia, por conta disto o presente trabalho visa estudar o comportamento de um pavimento exposto a uma variação sazonal de temperatura, assim serão analisadas as respostas estruturais quando submetido aos carregamentos dos eixos rodoviários. Para realizar esta análise, levaram-se em conta dois tipos de revestimentos de espessuras diferentes (5 e 10 centímetros) considerando os módulos de resiliência destas camadas variam com a temperatura. Os dados experimentais de temperatura são referentes ao mês de fevereiro das 13h00min horas às 18h20min variando de 20 em 20 minutos. Através do software AEMC/SisPav, que será utilizado para calcular as deformações, tensões e deslocamentos, diante dessas informações estimando sua vida útil através de modelos de desempenho que simulam a degradação da estrutura, ou seja, ruptura por fadiga e deformação permanente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.