CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO
Resumo
A tríade preço, qualidade e consumidor é a base da competitividade e tem levado muitas empresas a repensarem seus conceitos para sobreviverem no mercado. Como consequência, o controle de qualidade dos seus produtos ou serviços passou a ser de extrema importância para a satisfação desses clientes e para a geração de lucro. O controle estatístico de processo (CEP) é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas visando auxiliar no controle eficaz da qualidade e na manutenção da empresa no mercado competitivo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar do processo produtivo de uma empresa manufatureira localizada no município de Arapiraca - AL por meio de ferramentas básicas do Controle Estatístico de Processos. Para isso, buscou-se selecionar a empresa que tivesse sua linha de produção em série e relevância em termos de número de empregos ofertados. Para tanto foi realizado um estudo de caso na empresa A, por ser a empresa que mais se ajustou aos objetivos do trabalho. Escolhida a empresa e a linha de produção, descreveu-se o processo produtivo desta linha. A partir da descrição do processo foi verificado em conjunto com a gerência alguns pontos considerados críticos tais como: espessura (μ) das embalagens e peso da farinha de milho em cada pacote. Para monitorar os pontos críticos foram utilizadas as ferramentas da qualidade: cartas de controle para variáveis e índices de capacidade Cp e Cpk. Por meio dos resultados obtidos nas cartas de controle verifica-se que existem fontes gerando variabilidade indesejada e o processo pode ser melhorado. De modo geral os índices de capacidade (Cp e Cpk) indicam a capacidade do processo de atender as necessidades do cliente. O presente trabalho mostra como as ferramentas da qualidade puderam ser utilizadas para detectar causas especiais de variação em uma indústria manufatureira.
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