VOZES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS DE SI E ORALIDADE

Paula Lemos Silveira

Resumo


Vozes de experiências a partir da oralidade no curso de escrita criativa vivido por um grupo de professores é o tema deste estudo, que tem por objetivo compreender as experiências dessa oralidade a partir das narrativas de si. Deste modo, a problemática apresenta-se com a seguinte questão: Como as vozes destes professores produzem experiências de oralidade no curso de escrita criativa? Este estudo tem como ponto de confluência experiências vivenciadas por um grupo de participantes de um curso de Extensão sobre Escrita Criativa, constituído por professores e doutorandas da Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da UNISC. Trata-se de um estudo qualitativo que investiga as narrativas desses participantes enquanto composições sonoras. A partir deste estudo, entende-se que através das narrativas de si afloram vozes da docência que potencializam os discursos no entrelaçamento do emocionar com o linguajar.

Texto completo:

PDF

Referências


ATLAN, Henri. Entre o cristal e a fumaça. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. HERNANDEZ, Miguel. Los diez poemas imprescindibles de Miguel Hernández.

Por: Barcelona lara Gomez Ruiz. Disponível em: https://www.lavanguardia.com/cultura/20170328/42364271198/imprescindibles - poemas-miguel-hernandez.html. Acesso em 28 de março de 2017.

BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Formação de professores em tempos de incertezas: Imaginários, Narrativas e Processos autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial. 2017.

JEAN, Georges. A leitura em voz alta. Editora: Instituto piaget. 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação. jan. fev. mar. abril. n. 19, 2002.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MATURANA, Humberto. Transformación em la convivência. Santiago: Dólmen Ediciones, 1999.

MATURANA R., Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiesis and cognition. The realization of the living. Boston: D. Reidel Publishing Company, 1980.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

ROOS, Maria da Glória Munhoz. Alegria de uma docência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2014.

VARELA, Francisco; THOMSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge: The MIT Press, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.