CONHECENDO O BIOMA PAMPA: O EMPREGO DAS TIC COM OS PRINCÍPIOS DA TFC
Resumo
Atualmente as TIC tem se tornado ferramentas indispensáveis no novo contexto escolar, em razão da pandemia mundial do COVID-19. O presente trabalho tenciona relatar uma atividade realizada com os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora do município de Bagé/RS. A atividade foi iniciada através de aulas expositivas nas web-conferências com duas turmas de 7º ano do ensino fundamental II, com um total de 30 alunos. Durante as aulas foi abordado o tema: características gerais das plantas. A proponente construiu um Blog intitulado “Plantas Nativas do RS”, ao qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Bioma Pampa. Por meio da análise dos materiais infográficos construídos pelos alunos, percebeu-se que os mesmos assimilaram novos conhecimentos acerca do Bioma Pampa. Afirmar-se que mesmo no contexto atual de isolamento social, as TIC tornam-se aliadas na construção do conhecimento, uma vez que é impossível o contato presencial através de um trabalho prático para a construção do conhecimento autônomo.
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, A. A. A representação do conhecimento segundo a teoria da flexibilidade cognitiva. Revista Portuguesa de Educação,Universidade do Minho, v. 13, n. 1, p. 169-184, 2000. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/488/ 1/AnaAmeliaCarvalho.pdf > Acesso em 09 Setembro de 2020.
GAMA, LINDA NICE; TAVARES, Cláudia Mara de Melo. Educação e mídias: implicações contemporâneas no cotidiano acadêmico. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 24, n. 2, p. 593-599, June 2015 . Disponível em Acesso em:08 de Setembro de 2020.
HEIDEN G & IGANCI JR (2009) Sobre a paisagem e a flora. In: Stumfp ERT, Barbieri RL & Heiden G (eds.) Cores e formas no Bioma Pampa: plantas ornamentais nativas. Embrapa Clima Temperado, Pelotas. Pp. 23-35.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2004) Mapa de Biomas do Brasil. Disponível em . Acesso em 17 de Setembro 2020.
SPIRO, R. & JEHNG, J. (1990). Cognitive flflexibility and hypertext: Theory and
technology for the non-linear and multidimensional traversal of complex
subject matter. D. Nix & R. Spiro (eds.), Cognition, Education, and Multimedia.
Hillsdale, NJ: Erlbaum, 163-205.
WITTGENSTEIN, L. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Versión de Isidoro Reguera. Madrid: Alianza Editorial, 1987.
Apontamentos
- Não há apontamentos.