Resumo
Ao falar de inclusão para pessoas com deficiência na contação de histórias, percebe-se a escassez de adaptações prévias com recursos de audiodescrição, pois muitas vezes, os filmes são adequados somente após seu lançamento. Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos questiona sobre a compreensão de uma prática de contação de histórias, na perspectiva da inclusão, pensada para pessoas com deficiência visual. Por conseguinte, a presente pesquisa objetiva identificar como se constitui o processo de elaboração e inclusão da audiodescrição na adaptação de histórias. O percurso metodológico utilizado para o estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa, num primeiro momento bibliográfica e depois descritiva, do tipo estudos descritivos, com a exposição de cada etapa desenvolvida pelos pesquisadores. Todavia, observou-se que a audiodescrição é um recurso que contempla não apenas as pessoas deficientes visuais, mas todas aquelas que sofrem privações pela carente funcionalidade da visão, principalmente, em uma contação de histórias cuja criatividade é essencial para concretizá-la.
Referências
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