PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Resumo
A Psicologia entendida pelo viés da Educação oferece a possibilidade de reflexão sobre o processo de ensinar/aprender como um fenômeno eminentemente social. Partindo desse princípio, pensar a Educação através dos conceitos psicológicos tem ajudado a repensar ações que garantam o acesso ao conhecimento com qualidade social. Às Ciências Humanas cabe, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais. O objetivo deste estudo foi discutir a importância do estudo da Psicologia e seus principais conceitos através do componente curricular Psicologia da Educação em cursos de Formação de Professores para Educação Infantil e Anos Iniciais.Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. A pesquisa foi conduzida através de duas etapas: A primeira parte uma pesquisa em documentos e registros da escola referentes ao curso descrito aqui. A segunda parte baseou-se em entrevistas com alunos do Curso Normal. Para as entrevistas foi utilizado roteiro de entrevistas semi-estruturado com questões abertas e semi-abertas, tendo, este estudo, como amostra,10 alunas no último ano do curso de Formação de Professores. As alunas do curso De Formação de Professores- Curso Normal e Aproveitamento de estudos participantes deste estudo consideram que estudar Psicologia é indispensável para quem um dia almeja a carreira docente. Através do componente curricular Psicologia da Educação as alunas entendem que apropriar-se dos conceitos e teorias poderá fornecer a estas futuras professoras maturidade emocional e segurança pedagógica ao estarem frente a turmas de Educação Infantil e Anos iniciais.
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PDFReferências
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