FORMAÇÃO DOCENTE: O CAMINHO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

NARA OLIVEIRA, Jôse Storniolo Brasil, Michela Lemos Machado Silveira, Alessandro Carvalho Bica, Francéli Brizolla, Claudete da Silva Lima Martins

Resumo


Este trabalho apresenta o processo de constituição formativa de professores, na perspectiva da educação inclusiva, suas trajetórias, motivações e dificuldades em diálogo com o marco legal e histórico da educação especial e teóricos da formação docente. Nosso objetivo foi investigar a trajetória profissional da formação docente, na perspectiva da educação inclusiva. Como metodologia usamos uma investigação social, qualitativa do tipo pesquisa narrativa. Nosso campo de pesquisa foi o município de Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul RS. Tivemos como sujeitos de nossa pesquisa duas professoras da educação básica, uma da rede pública municipal e outra da rede pública estadual, que responderam a um questionário com cinco perguntas pré-definidas com questões abertas. Concluímos que nos caminhos percorridos pelas professoras em suas formações docentes, nas trilhas da educação especial, na perspectiva inclusiva, há uma constante luta por conquistar espaços, tempos e tentativas de construção de práticas educacionais sólidas destinadas aos alunos com deficiência, que mesmo estando amparados por lei, muitas vezes não veem seus direitos respeitados. Lutas amparadas pela esperança e crença de que a educação é um direito para e de todos.

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