A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO PARTICIPATIVA EM ESCOLAS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTANA DO LIVRAMENTO NO COMBATE A EVASÃO ESCOLAR.

CRISTIANO FERREIRA CESARINO

Resumo


Este artigo tem por  finalidade, realizar um breve estudo da contribuição do assistente social no planejamento escolar no que tange as ações das entidades educacionais de caráter público no município de Santana do Livramento-Rs, a reduzirem seus índices de risco social como a evasão escolar e os seus fatores resultantes. Através de  uma pesquisa exploratória de cunho  breve e bibliográfico, foi possível aprofundar o estudo das principais abordagens do objeto em questão como: Planejamento Escolar, atribuições do diretor escolar, assistente social e suas competências, entre outros tópicos em questão. Seguido de um estudo descritivo de cunho qualitativo, pois possível caracterizar as variáveis a serem dimensionadas, com o uso de uma pesquisa de campo, o universo foi de 11 escolas públicas no município em análise sendo possível aplicar uma entrevista no modelo semi- estruturado aos diretores das entidades escolares e para um assistente social responsável na  referida cidade em estudo, onde foi possível identificar as inúmeras variáveis por parte dos diretores em planificar e instrumentalizar suas ações na redução dos índices de risco social nas escolas como a evasão dos estudantes, no mesmo âmbito, foi possível evidenciar práticas importantes para a efetiva ação das escolas que em seus propósitos, a gestão participativa busca o diálogo de diversos agentes para a resolução se seus projetos e alcance de seus resultados.


Palavras-chave


Gestão Escolar, Gestão Participativa, Assistência Social, Diretor, Assistente Social e Orientador Educacional e Evasão Escolar .

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