ASSENTAMENTOS NA BR 158 DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO PEA TORRÃO: "REALIDADE E PERSPECTIVAS"
Resumo
O presente estudo permeou os Assentamentos na Rodovia Federal denominada Br 158 com foco no Assentamento Torrão. O projeto RS 1127000 de Assentamento Estadual, “Torrão”, foi criado no ano de 2002 na antiga fazenda Torrão, localizado nas margens da BR 158, no Município de Santana do Livramento/RS. A partir da sua criação, várias políticas públicas para incentivar o seu desenvolvimento econômico e social foram aplicadas, no entanto vem enfrentando uma série de entraves socioeconômicos e apresenta baixo índice de crescimento. Esta é a principal justificativa do estudo, pois o sucesso econômico e social dos moradores do assentamento colabora significativamente com o desenvolvimento municipal e regional. Os assentamentos de Santana do Livramento/RS, em especial o projeto de assentamento PEA Torrão, possui uma logística preferencial em relação os outros assentamento, pois além de ser rota estratégica de turistas que visitam a cidade de Rivera no Uruguai, possui ainda proximidade com a cidade de Santana do Livramento/RS e Rosário do Sul/RS, oferecendo enorme potencial e localização estratégica privilegiada. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é de realizar um diagnóstico da situação atual do referido assentamento e definir quais são as políticas publicas atuantes, e propor um modelo de plano de Marketing Publico. A presente investigação ocorreu no segundo semestre de 2015. Realizou-se uma revisão da literatura sobre teorias e políticas públicas aplicadas aos assentamentos, entrevistas semi-estruturadas, com conversação continuada entre informante e pesquisador. Os dados secundários foram coletados junto às instituições públicas, privadas, sindicatos e associações dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e através do estudo de caso. Finalmente, pode-se concluir que não bastam ter políticas publicas disponíveis para um desenvolvimento de um assentamento. Outros fatores também são determinantes, como questões culturais, regularizações dos assentados aos órgãos competentes e maior especialização do assentado as tecnologias de produção que poderiam ser implementados através do uso de um modelo de Marketing Publico.
Palavras Chaves: Assentamentos, Marketing Público, Políticas Públicas.
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