INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCÍPIOS E PROCESSOS

JOSE Antonio Guerra GENTIL, Clotilde Calvete

Resumo


A pesquisa tem como objetivo, identificar a inclusão de alunos em classes regulares e a utilização de recursos tecnológicos em uma terminada escola estadual. Foi utilizado neste trabalho a abordagem qualitativa, entendendo-se que este método melhor abrange, a qualidade deste estudo. A estratégia foi desenvolvida através de um estudo de caso, de um aluno do primeiro ano do ensino fundamental, com síndrome do espectro de autismo. O instrumento de pesquisa evolveu um relato e observações, tendo com público alvo duas professoras da escola. Após análise dos relatos e observações realizadas, ficam nítidas as dificuldades que a instituição encontra para que possa realizar um trabalho didático pedagógico conciso com a comunidade de alunos inclusos na escola pública em questão. Falta de recursos físicos apropriados são um dos grandes desafios, assim como nos deparamos, com professores que não possui formação adequada para trabalhar com inclusos, por falta de um programa de qualificação onde possam ter informações sobre como utilizar as ferramentas tecnológicas no dia a dia com seus alunos inclusos, assim como quais recursos didáticos e pedagógicos sejam adequados para este público específico. Em especial o aluno, observado tem grande dificuldade de integração e a professora muitas vezes sente-se impotente frente a esta situação, pois conta com poucos recursos tecnológicos e também não tem acompanhamento pedagógico, o que promove maior dificuldades a professora e toda equipe de gestão, que busca recursos externos, mas dificilmente é atendido em suas demandas o que dificulta o desenvolvimento do aluno. Vários são os processos pedagógicos internos na escola, basilados pelos princípios da igualdade de oportunidades e de direitos, e da qualidade de ensino, que visam o atendimento do aluno estudado, mas todos são de iniciativa do próprio grupo de professores, sem acompanhamento dos órgãos superior, sendo que muitos processos são intuitivos com poucos fundamentos teóricos/práticos, fundamentais para o sucesso da práxis e e dos processos de ensino aprendizado efetivo.


Palavras-chave


Tecnologia. Inclusão. Escola

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