PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE: “SENTIPENSAR” EM DEONTOLOGIA E ÉTICA

MARIA ANGÉLICA BORGES, Milena Ferreira, jessica nunes, ana luiza melo, rariane mello

Resumo


A experiência de trabalhar o teatro faz com que as pessoas improvisem, desenvolvam a socialização, a memorização, a oralidade, a leitura, a criatividade, o vocabulário, dentre tantos outros benefícios que poderiam ser citados. Para que se pudesse repensar os processos educativos, mostrando a complexidade das práticas pedagógicas e dos fundamentos e estratégias para encantar docentes e discentes, o teatro foi utilizado como ferramenta de base para o trabalho em sala de aula. O estudo teve como objetivo principal desenvolver atividades de educação em saúde abordando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem com docente e discentes do Curso de Enfermagem, empoderando os envolvidos para o trabalho em equipe com a comunidade assistida independente do local de trabalho, colocando para trabalhar o pensamento e o sentimento. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, de caráter descritivo, desenvolvido com docente e discentes do sexto semestre do curso de Enfermagem da Universidade da Região da Campanha, na disciplina de Deontologia e Ética, no primeiro semestre de 2016. Ao inserir a construção do teatro com a participação dos discentes, pode-se perceber que mais do que ser uma atividade lúdica com fins educacionais ela extrapola estas propostas auxiliando na socialização, na construção do conhecimento moral, trabalhando com respeito mútuo e responsabilidade. Sendo assim, pode-se concluir que as técnicas teatrais conseguem transformar e criar novas possibilidades de escolhas e visões, tão necessárias nos dias de hoje, onde os alunos, por meio de suas experiências do dia a dia, levam para as aulas, suas interpretações da realidade. Percebemos também a “libertação” de sentidos e de expressões, presas dentro de seus olhares e gestos, na desenvoltura e interesse que todos tiveram com esta metodologia, tendo como resultado a satisfação plena de todos os envolvidos no método.


Palavras-chave


ética; educação em saúde; teatro.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.