REDAÇÃO FACOS: A SALA DE AULA FOI PARAR NO RÁDIO

CRISTIANE PEREIRA, Marcelo Rodríguez Barboza

Resumo


Considerando a importância que tem o contato de estudantes com a prática profissional, foi criado o projeto Redação Facos, desenvolvido por acadêmicos do oitavo semestre do curso de jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp. A iniciativa buscou preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho através de uma experiência real em uma emissora de rádio comercial, além de apresentar um conteúdo jornalístico diferenciado em relação aos padrões praticados pelas emissoras da região. Esse desafio esteve alinhado às metodologias ativas de aprendizagem, promovidas pela instituição, que se propõe a tornar o aluno mais autônomo na construção do seu aprendizado. Assim, durante quatro semanas, os estudantes produziram vinte edições de um programa totalmente jornalístico, com a prática de redação, reportagem, ancoragem e entrevista ao vivo, comentários e edição. O noticioso foi ao ar pelas ondas da Rádio Cultura de Bagé, localizada no Rio Grande do Sul. O trabalho se aproximou do cotidiano de radialistas de todo o Brasil e proporcionou o contato dos alunos com os desafios do dia a dia do radiojornalismo. Com isso, considera-se que o projeto Redação Facos alcançou seus objetivos, solidificando a relação do centro universitário com a comunidade e abrindo portas para os acadêmicos dentro do radiojornalismo regional.


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Referências


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