A EXPERIENCIA DE ACADEMICAS NA COMUNIDADE: : o uso do teatro de fantoches como meio facilitador para intervenções de Promoção de Saúde

JESSICA FAGUNDES, Rosalia Ferreira, Andressa Quevedo, Carla Silva, Rosane Oliveira, Milena Ferreira

Resumo


Introdução: Os cuidados de saúde à nível de Atenção Primária são o pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde pois são o primeiro nível de contato dos indivíduos com o sistema. Cabe ressaltar que a promoção e proteção da saúde, além da prevenção e prestação cuidados na doença, fazem com que os cuidados primários de saúde sejam vistos como elementos chave na obtenção da saúde integral.  O presente projeto comunitário trata-se da experiência de acadêmicas da URCAMP, dos cursos de enfermagem e fisioterapia, durante o estagio em Saúde Comunitária I e II. A proposta nasceu e justificou-se a partir do diagnóstico das comunidades, desenvolvido pelo grupo de acadêmicas, onde, foi constatada a necessidade de uma intervenção com a temática do meio ambiente e a necessidade de cuidado com o descarte do lixo, que em grande maioria era acumulado em quintais e campos. Objetivo: Desenvolver uma ação de educação em saúde junto às duas comunidades, utilizando como ferramenta o teatro de fantoches. Metodologia: Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, de base descritiva, por meio do relato da utilização de teatro de fantoches desenvolvido junto as duas E.M.E.I, turmas iniciais da E.M.E.F Maria de Lourdes Molina situadas no bairro Morgado Rosa e duas turmas iniciais da E.M.E.F Gen Emilio Luiz Mallet situada no bairro Bonito. Realizada entre o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016 como requisito da disciplina de Estágio em Comunitária I e II. A proposta atingiu uma turma de berçário, quatro maternais, dois prés e três primeiros anos, sendo possível então, levar a educação ambiental através dos fantoches para 143 crianças das comunidades, totalizando 10 apresentações com duração de 30 minutos cada. Ações do projeto: Durante a apresentação do teatro, as crianças sentavam-se em colchonetes no chão para ficarem próximas dos personagens, que uniam falas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, a consequência de se jogar lixo na natureza, as atitudes que poderíamos ter diante do assunto e o que cada um podia fazer para ajudar a cuidar da comunidade. Toda apresentação, foi realizada com falas simples e bem humoradas, que chamavam a atenção dos que assistiam, que por muitas vezes conversavam com os bonecos, mostrando entender o que a estória queria lhes passar. O Teatro de fantoches desenvolvido, também utilizou a música para aproximar-se das crianças e em muitos momentos dava a fala a elas, a fim de que todos participassem do processo educativo. Após as apresentações, as crianças eram reunidas para discutir o teatro apresentado. Resultados: Durante as falas foi possível observar a consciência que desenvolveram com a apresentação através do reconhecimento dos erros cometidos quanto ao lixo e sobre as alternativas que existem. Conclusão: Com esta experiência, foi possível observar uma ação prazerosa e de múltiplos significados, utilizando-se do lúdico para ensinar e aprender, marcada pela aproximação entre as acadêmicas, a escola e a comunidade.

Palavras-chave


Comunidade; Saúde comunitária; Teatro

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