Atributos preferidos por consumidores de banana em Pelotas-RS

Léo Omar Duarte Marques, Rodrigo Fernandes Dos Santos, Paulo Mello-Farias, Marcelo Barbosa Malgarim, Odair José Da Veiga, Josiane Duarte De Carvalho

Resumo


O trabalho teve como objetivo coletar informações sobre preferências de consumo de banana (Musa spp.), o fruto in natura mais consumido do mundo. Trezentos consumidores do fruto foram entrevistados no município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi levantamento descritivo, conhecida também como levantamento de opinião, através de método estatístico. Os entrevistados responderam perguntas sobre preferências quanto aos atributos dos frutos no que diz respeito à cor (da casca e da polpa da banana madura), sabor (intensidade, doçura do fruto ao paladar), aroma (intensidade dos odores exalados pelo fruto maduro), aparência do fruto (presença de pintas na casca, formato, diâmetro e comprimento do fruto), textura (firmeza da polpa ao consumir), quantidade (número de frutos por penca), rendimento (espessura da casca), vida útil, grupo favorito e ao final indagou-se qual o atributo mais importante ao se adquirir frutos de banana. A banana ideal para maioria dos entrevistados deve possuir tamanho entre 10 e 15 cm, diâmetro entre 2,5 e 4 cm coloração de casca e de polpa intermediária, formato levemente curvo, casca de espessura mediana, deve apresentar resistência à mordida, não possuir pintas pretas, aroma de intensidade intermediária, penca contendo entre 5 e 10 frutos e vida útil de 5 a 10 dias. O grupo ao qual o fruto pertence é o principal atributo considerado na hora da compra; a banana favorita para a maioria dos consumidores é a banana Prata.

Palavras-chave


Palavras-chave: Musa spp.; opinião; entrevista.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.