Percepções dos professores quanto ao processo de ensino e aos métodos de Aprendizagem Ativa na engenharia
Resumo
As instituições de ensino são um dos responsáveis por proporcionar condições para que os alunos acompanhem a evolução do conhecimento e das tecnologias, que se torna mais rápida com o passar do tempo. Considerando esse ambiente dinâmico, é importante estabelecer mecanismos que ajudem os alunos a construir conhecimento e ‘aprender a aprender’. Nesse sentido, a inovação em sala de aula, a interação entre alunos e professores e as práticas pedagógicas voltadas à Aprendizagem Ativa podem resultar em um desempenho acadêmico superior dos alunos. Reconhecendo a importância desse tema, este artigo busca identificar as percepções dos professores quanto à Aprendizagem Ativa e aos métodos tradicionais de ensino e sua receptividade quanto às práticas pedagógicas voltadas à Aprendizagem Ativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais junto ao corpo docente de um curso de engenharia. Entre os principais resultados, observou-se a preocupação com a eficácia dos métodos tradicionais de ensino para o aprendizado dos alunos e os esforços para desenvolver práticas de ensino inovadoras.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.