ESPAÇO ESCOLAR: UM EMARANHADO DE RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES NUM MUNDO DE CULTURAS ENTRE OS SUJEITOS APRENDENTES

DANIELA GONCALVES

Resumo


Este artigo aborda as relações e inter-relações dentro dos espaços educacionais envolvendo os mundos de culturas dos sujeitos aprendentes. No ambiente escolar, ocorre, diariamente, o encontro de múltiplas vidas, as quais possuem diversas origens e histórias e, por conseguinte, diferentes culturas. E justamente no espaço onde deveria haver diálogo e reflexão acerca do mundo, visando à transformação social, com frequência, observa-se a discriminação, opressão e despreocupação com um mundo melhor. Frente às presentes considerações, é imprescindível a análise da situação atual vivenciada na maioria dos espaços educacionais para doravante discutir os temas relacionados às culturas e suas percepções de mundo. Nesta contextura, o objetivo da pesquisa foi analisar as relações e inter-relações que acontecem na escola, envolvendo os diferentes sujeitos aprendentes no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, a partir de autores relacionados à temática da escola e seus desafios na contemporaneidade, a questão cultural e as relações no espaço escolar. Após a releitura dos teóricos, pode-se perceber que o ambiente escolar carece de diálogo e da apropriação do conhecimento por parte dos sujeitos, aqueles indivíduos que realmente constroem, com suas histórias e perspectivas, uma sociedade. Desse modo, foi possível concluir que a escola poderá a vir a ser um espaço de transformação e reconstrução de identidades, principalmente daqueles oriundos das classes dominadas socialmente, o que parece um sonho distante, mas para se avançar, é fundamental a pesquisa, a reflexão, a releitura de estudiosos e a delimitação de caminhos que podem ser seguidos no futuro.
Palavras-chave: Cultura. Educação. Relação.

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Cultura. Educação. Relação.

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