O SENTIDO EM AGUÇAR OS SENTIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vitor Hugo Borba Manzk, TATIANE SOUZA COELHO

Resumo


O sentido de aguçar os sentidos no ensino das ciencias na educação infantil

 

RESUMO

 

Introdução: Diversas pesquisas têm mostrado que o professor de Educação Infantil reconhece que a afetividade desenvolvida com seu aluno pode criar empatia e, através da ludicidade e da multidisciplinaridade, auxiliar cada um dos alunos em seu desenvolvimento, respeitando suas limitações. O cuidado com o meio ambiente, o respeito a diversidade e a troca de conhecimentos pode vir a ser favorável quando bem explorado com os alunos. Compreendo que os professores da Educação Infantil deveriam estimular todos os órgãos sensitórios de seus alunos, com atividades que os permitam observar, ouvir, sentir e expressar seus sentidos através da música, da pintura, da dança e outras brincadeiras instigadoras. A importância de conhecer as metodologias utilizadas pelos professores da Educação Infantil durante o ensino dos cinco sentidos desperta o interesse em investir em uma boa prática investigativa. Objetivo: O objetivo principal dessa pesquisa será conhecer e compreender a ação docente dos professores atuantes na Educação Infantil da Rede Criança, tendo como objeto de investigação metodologias utilizadas no ensino das Ciências da Natureza em relação ao aprendizado dos cinco sentidos. Metodologia: Será feito um estudo de caso, onde os sujeitos envolvidos na realização desse trabalho serão dez professores que atuam na etapa pré-escolar em dez escolas da rede privada da Educação Infantil na cidade de Pelotas/RS, situadas em diferentes bairros e que compõem uma rede de cooperativas chamada Rede Criança. Busca-se ancoragem em alguns teóricos que trazem suporte metodológico, sendo eles: Paul Feyreabend, Howard Gadner, Maria Montessori, Lev Vygotsky. A pesquisa será de abordagem qualitativa, embasada em uma aprendizagem significativa, onde através de uma entrevista com questões semiestruturadas, registradas com recursos de áudio e vídeo, será realizado o registro da coleta de dados. O trabalho com os órgãos dos sentidos será observado na forma de expressões musical e corporal, porque o corpo reflete os sinais sensoriais quando bem estimulado. Resultados esperados: Espera-se ao final dessa investigação descobrir se os dez professores da Educação Infantil dão sentido ao ensino dos cinco sentidos, utilizando práticas interdisciplinares como metodologia de ensino com aproveitamento do jardim na escola. Impactos presumidos: Presume-se um grande impacto nas escolas diretamente envolvidas na pesquisa, pois a ideia de aguçar o sistema sensorial das crianças, através da  implantação na escola de um jardim em forma de corpo humano, com o plantio de ervas de chás aromáticas para auxiliar no Ensino das Ciências, permitirá que  muitas escolas que não trabalhavam com essa ferramenta possam demonstrar um olhar mais atento para o fazer docente e dar início a um trabalho interdisciplinar, usando a sua criatividade para dar sentido ao ensino dos cinco sentidos e seus órgãos receptores.

 

Palavras chave: sentidos; educação Infantil; ludicidade.

 

 

 


Palavras-chave


sentidos, educação infantil, ludicidade

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