SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a uma experiência pedagógica que utilizou uma metodologia de ensino aplicada à discentes de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde utilizou-se o software de simulação ARENA como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Este recurso é, na atualidade, uma importante ferramenta de aprendizagem mais dinâmica do que a convencional, atraindo de maneira mais eficiente a atenção do aluno, além de possibilitar o desenvolvimento da capacidade intelectual dos estudantes por meio da simulação de eventos discretos que visam reproduzir situações cotidianas de um engenheiro. Ademais, proporciona uma atuação conjunta entre teoria e vivência em engenharia, potencializando fortemente no desenvolvimento do futuro profissional. O processo metodológico ocorreu através do desenvolvimento de uma oficina para estudantes do último semestre do curso de engenharia de produção e que foi dividida em duas etapas: conceitualização do software e prática. Na etapa de conceituação foram repassados conhecimentos básicos de como é feito o acesso e manipulação dos dados. Já na etapa prática foram desenvolvidos 2 exercícios os quais envolveram problemas de dimensionamento de recursos. O primeiro exercício representou um problema mais simples com o intuito de familiarizar os alunos com o software e conquistar o interesse dos mesmos, este envolveu problema de filas de um posto de atendimento. Já o segundo exercício envolveu um tema de complexidade um pouco maior onde tratou-se da produção em uma fábrica de roupas. Na avaliação observou-se que os alunos demonstraram muito interesse em apreender e compreender como funciona a ferramenta o que confirma a hipótese de que modelos de ensino mais dinâmicos melhoram a concentração e o envolvimento do aluno.
Palavras-chave
metodologia de ensino, software de simulação, ARENA
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.