Educação Inclusiva e a formação de estagiárias de pedagogia

THAIANY D AVILA ROSA, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto

Resumo


Este artigo é um recorte de um projeto de dissertação de Mestrado, que possui o objetivo de averiguar, na perspectiva das estagiárias do curso Noturno de Pedagogia da UFPel, como está se constituindo a formação para a atuação das futuras Pedagogas em classes inclusivas. Este artigo se baseia em autores como: Mantoan (2013), Sassaki (2006), Carvalho (2007) e Garcia (1995). Os sujeitos desta pesquisa são 16 estagiárias concluintes do 9º semestre do curso noturno de Pedagogia da UFPel 2016/1, que se encontram no estágio final para conclusão do curso de graduação. Este artigo passará por duas etapas, sendo a primeira etapa uma coleta de dados que contempla a aplicação de um questionário com onze questões abertas, e a segunda etapa constituiu-se em realizar uma análise destes questionários, baseada na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2009), “1. A pré-análise; 2. A exploração do material; e, por fim, 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação”. A partir de três categorias formadas para essas análises, sendo elas: I - Formação docente, II - Concepção sobre inclusão e III - Papel do curso de Pedagogia na formação, podemos detectar que para a primeira categoria, as estagiárias relatam não estar preparadas para atuar em classes inclusivas, passando a responsabilidade para o curso de Pedagogia que não disponibiliza um grande número de disciplinas para o assunto proposto. Na segunda concepção, a maioria das estagiárias não conseguem conceituar o que é educação inclusiva, descrevendo, assim, exemplo do que pode ou não ser inclusão. Na terceira concepção, algumas estagiárias desconhecem sobre disciplinas optativas e obrigatórias, mantendo uma confusão no momento de descrever quantas e quais disciplinas optativas e obrigatórias cursaram. Outro fator desta concepção, poucas descreveram ter participado de projetos e eventos sobre inclusão, algumas relatam a indisponibilidade de horários por estarem em um curso noturno. Assim, ainda que a educação inclusiva esteja presente durante o processo de formação inicial destas futuras professoras e que durante o seu estágio final este acaba por provocar uma busca por maiores esclarecimentos sobre o assunto, entendemos que o curso deve ter a preocupação em garantir o mais possível a qualificação destas estagiárias.

Palavras-chave


Educação inclusiva, Formação de Professores, Estagiárias

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