O Supervisor Educacional e a Mediação na Inclusão
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir os resultados finais de uma pesquisa, que analisou a fala de professoras do ensino regular comum, acerca do tema: Atendimento Educacional Especializado. Elas recebem alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas, em uma escola municipal da Região da Campanha/RS. As discussões deste texto apoiam-se na seguinte consideração: Para uma escola que não conte com um profissional especialista nesse atendimento e, aferindo-se que essas profissionais não tiveram amplo acesso a esse conhecimento especializado, em suas formações iniciais, visto que a demanda da Inclusão Escolar, total e irrestrita, é uma imposição recente, questiona-se: Quem poderá desempenhar tecnicamente essa conversa entre ensino especial e ensino regular inclusivo, junto a essas profissionais? A parte empírica da pesquisa foi realizada em escola que conta com 10 professoras que se enquadram tanto nesse perfil, como nessa demanda. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas, que trazem também uma suposição, alternativa a esta questão: O Supervisor Educacional como mediador e interlocutor desse processo. Os resultados aferidos, dessa pesquisa de campo, nos permitiram pensar a importância da interlocução supervisor/professor, através de suporte constante, para melhoria no desempenho dessas tarefas, junto a tal clientela.
Palavras-chave
Supervisor. Mediador. Inclusão.
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