O Supervisor Educacional e a Mediação na Inclusão

EDISON ARAN NUNES KRUSSER, ALESSANDRO VASQUES BOER, HELEONTINO LEITE CACERES, JULIANE BEATRIZ LISSNER, THAIS DANZMANN CHAVES, EUZÉBIA KRUSSER FERRARI

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir os resultados finais de uma pesquisa, que analisou a fala de professoras do ensino regular comum, acerca do tema: Atendimento Educacional Especializado. Elas recebem alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas, em uma escola municipal da Região da Campanha/RS. As discussões deste texto apoiam-se na seguinte consideração: Para uma escola que não conte com um profissional especialista nesse atendimento e, aferindo-se que essas profissionais não tiveram amplo acesso a esse conhecimento especializado, em suas formações iniciais, visto que a demanda da Inclusão Escolar, total e irrestrita, é uma imposição recente, questiona-se: Quem poderá desempenhar tecnicamente essa conversa entre ensino especial e ensino regular inclusivo, junto a essas profissionais? A parte empírica da pesquisa foi realizada em escola que conta com 10 professoras que se enquadram tanto nesse perfil, como nessa demanda. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas, que trazem também uma suposição, alternativa a esta questão: O Supervisor Educacional como mediador e interlocutor desse processo. Os resultados aferidos, dessa pesquisa de campo, nos permitiram pensar a importância da interlocução supervisor/professor, através de suporte constante, para melhoria no desempenho dessas tarefas, junto a tal clientela.

Palavras-chave


Supervisor. Mediador. Inclusão.

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