EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO LABORATÓRIO ABERTO COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO QUÍMICA

Camila Litchina Brasil, Paulo Henrique Guadagnini

Resumo


As metodologias tradicionais de ensino dos professores e o princípio que orienta o repensar de suas práticas demanda mudança de foco, onde a ação passiva do aprendiz deve ser alterada para um estudante que se torna engajado na aquisição do conhecimento. Nesta perspectiva, o trabalho proposto teve como objetivo desenvolver e implementar atividades experimentais no laboratório didático centradas no modelo de aprendizagem ativa, com uma abordagem de laboratório-aberto, na qual os alunos participaram do projeto e execução do experimento para determinação da curva de aquecimento da água, buscando auxiliar os estudantes na compreensão dos estados físicos da matéria e de suas transformações através de observações macroscópicas. As atividades foram implementadas em uma turma do 1o ano do Ensino Médio de uma instituição da rede particular da educação básica do município de Bagé-RS e envolveu 21 alunos que realizaram um conjunto de atividades organizadas em guias. As análises das respostas nos guias de atividades sugerem que a maior parte dos alunos identificaram corretamente o comportamento macroscópico dos fenômenos estudados. Conclui-se que o uso das atividades experimentais abertas facilita a aprendizagem de conceitos associados aos estados físicos da matéria e transições de fase. Espera-se que o uso da experimentação nas atividades de ensino possa contribuir para a construção de significados pelo aprendiz, tornando necessário que os professores reflitam sobre as suas concepções, no uso de metodologias coerentes com a realidade do aluno.

Palavras-chave


Ensino de Química; Laboratório Aberto; Aprendizagem Ativa.

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