PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO

João Roberto de Lima Gaffrée, Rita Luciana Saraiva Jorge, Cláudio Sonaglio Albano

Resumo


O presente estudo tem como objetivo investigar o trabalho desenvolvido em um determinado clube de futebol profissional gaúcho, desta forma verificando que os clubes estão cada vez mais semelhantes com empresas. O planejamento é uma ferramenta da administração, que possibilita analisar e indicar os melhores caminhos para a empresa, através de um pensamento e de ações a curto, médio e longo prazo, que visam um desenvolvimento e resultados que os gestores almejam, assim sendo e atingindo as metas propostas. A palavra estratégia origina-se do grego, e o seu significado consiste em planejar e ter uma visão para o futuro, aliado com o processo de tomada de decisão e com um planejamento organizacional formalizado. O seguinte trabalho aborda analisar e pesquisar se o clube de futebol profissional gaúcho examinado possui um processo de planejamento estratégico adequado, tendo como suporte alguns tópicos essenciais para realização deste procedimento, entre eles: marketing, posicionamento, estratégia de mercado, sócios e torcedores, dentre outros. A pesquisa realizada classifica-se como exploratória e descritiva, o método utilizado foi o qualitativo, delineado em um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista com o gestor, o profissional do clube que é encarregado desta área, cada vez mais importante nos clubes de futebol. Os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados conforme as ideias citadas pelos renomados autores do gênero, com a intenção de detectar e interpretar os pontos de divergência entre os dados, em relação à teoria, à prática e ou a realidade estudada, de acordo com os princípios da análise de conteúdo.


Palavras-chave


planejamento estratégico, gestão do futebol, clube de futebol profissional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.