A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA BASEADA NA OBRA DE PAULO FREIRE

Liliane Martins Costa, Marlisa Alagia De Oliveira Fico

Resumo


O presente trabalho utiliza como método a pesquisa e o embasamento teórico a respeito do tema, “A Gestão Escolar Democrática baseada na obra de Paulo Freire” traz o enfoque conceitual sobre a formação da gestão democrática na educação brasileira sob a luz da análise de Paulo Freire e suas contribuições sobre a matéria supracitada. Em segundo plano, o conceito teórico da gestão escolar democrática é apresentado, desde a atmosfera legislativa – partindo do princípio de que a Constituição brasileira de 1988 elege-a como um de seus fundamentos básicos para a educação nacional – a prática – que é a união da procura popular pela democracia com a busca educacional de junção dos meios sociais aos quais a escola e seus integrantes estão inseridos. Os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares da democracia e que ainda em seu desenvolvimento apresenta falhas, embora a pesquisa e a disseminação de seus métodos e implicações positivas quanto aos gestores e suas escolas estejam em alto nível de crescimento, atraindo cada vez mais adeptos para sua prática.

Palavras-chave


Gestão Educacional Democrática, Democracia, Paulo Freire

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