Ensino Híbrido e avaliação diagnóstico-reflexiva numa proposta interdisciplinar

ELISANGELA LUZ da Costa, Marcello Ferreira, Débora Catrin Navarrete Goulart, Débora Pimentel Pacheco

Resumo


Sabendo da riqueza e diversidade dos Biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal) e do uso inadequado dessa riqueza, faz-se cada vez mais necessário que este assunto seja trabalhado de forma responsável e contextualizada em sala de aula. O território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possui uma grande variedade de Biomas que são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. Nesse trabalho apresenta-se uma proposta de Ensino Híbrido interdisciplinar utilizando o Modelo de Rotação por Estações de Aprendizagem com atividades diferenciadas cujo objetivo é o de trabalhar os biomas brasileiros em um contexto de conhecimento mais completo e dinâmico. Serão contempladas várias componentes curriculares como ciências, geografia, história e matemática. Essa prática teve como foco a aprendizagem do aluno de forma completa e a observância em compreender a avaliação como um instrumento Diagnóstico Reflexivo. Como afirma Luckesi (2002) a avaliação com função diagnóstica tem como finalidade informar o professor sobre o grau de conhecimentos e habilidades de seus alunos, antes e durante o processo de ensino.  Um dos instrumentos utilizados será o portfólio que permitirá esse acompanhamento do processo ensino aprendizagem do aluno, além de servir também para uma autoanálise das estratégias por parte do professor.  Nessa proposta sempre antes de apresentar um novo tema a ser trabalhado é feita a observação nos apontamentos do portfólio em conjunto, a fim de observar o que foi construído e o que ainda precisa ser aprofundado e rediscutido a fim de balizar a nova informação.  Mudar a maneira de se avaliar demanda, muitas vezes, modificar também o instrumento utilizado para coleta de informações.  Nesse caso, o Portfólio terá como meta um olhar longitudinal e amplo. 


Palavras-chave


Ensino. Interdisciplinaridade. Avaliação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.