MODELAGEM MATEMÁTICA DA ADSORÇÃO EM BATELADA DE NIMESULIDA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO
Resumo
A produção e consumo de fármacos aumenta ano a ano devido ao surgimento de novas tecnologias e estudos trazendo novas formulações de medicamentos para as mais diversas patologias. Esses medicamentos não são completamente digeridos pelo organismo tendo como destino mais comum águas residuais, onde tratamento convencional não é o suficiente para a remoção desses compostos que passam quase que inalterados pelo processo. A adsorção é uma operação unitária que tem se mostrado bastante eficiente para a remoção de contaminantes presentes em soluções aquosas. Uma forma de identificar parâmetros que não são identificados experimentalmente é a modelagem matemática e simulação numérica. Esse trabalho teve por objetivo desenvolver o estudo da modelagem matemática do processo de adsorção em sistema batelada para a remoção do fármaco nimesulida presente em soluções utilizando carvão ativado. A metodologia consistiu em desenvolver um modelo matemático que permitiu estimar o coeficiente global, que propõe agrupar os mecanismos de transferência de massa envolvidos no processo. Desenvolvendo assim equações para a fase líquida e sólida do processo e assim obter a solução do modelo através da integração numérica em uma rotina construída em MatLab e realizar o estudo da sensibilidade paramétrica para essa variável e para a porosidade do leito de sólidos. O estudo da modelagem matemática se apresentou de forma eficaz para a operação da adsorção. O coeficiente de transferência de massa foi determinado a partir da aproximação da simulação aos dados experimentais tendo como melhor ajuste o valor de 1,60x10-13 g/cm3.s do coeficiente global da transferência de massa e a porosidade encontrada foi de 0,9874. Com o estudo da análise de sensibilidade paramétrica foi possível identificar que a porosidade do leito de sólidos e o coeficiente global de transferência de massa tem influência nos resultados da cinética de adsorção.
Palavras-chave: Contaminantes; Transferência de massa; Simulação numérica; Balanço global.
Texto completo:
PDFReferências
ALEF L. VAZ. Fármacos na água: quão potável é a água que sai das nossas torneiras?. 2018. Disponível em: Acesso em 10 agos. 2023.
CIMIRRO, N. F. G. M. Carvão ativado de capim annoni (Eragrostis plana Nees) produzido por pirólise convencional e ativação química aplicado ao processo de remoção de fármacos. 2020. Dissertação (PósGraduação Stricto Sensu em Engenharias) - Universidade Federal do Pampa; Campus Bagé, Bagé, 2020. Disponível em: Repositório Institucional da Unipampa. Carvão ativado de capim annoni (Eragrostis plana Nees) produzido por pirólise convencional e ativação química aplicado ao processo de remoção de fármacos. Acesso em: 10 agos. 2023.
FOUST, A. S. et. al. Princípios das Operações Unitárias, Ed. Guanabara Dois, 1982.
NUNES, B. Fármacos no ambiente: implicações ecotoxicológicas. Revista Captar: Ciência e Ambiente para todos, v.2, p. 9-20, 2010. Disponível em: PIRES, A. I. V. F. Adsorção de Atenolol em carvão activado, nanofibras e nanotubos de carbono. 2009. Tese de mestrado-Universidade do Porto (FEUP), [S. l.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 agos. 2023.
SILVA, E. O. Carvão ativado obtido a partir da palha de azevém (Lolium multiflorum Lam.) para a adsorção do corante azul de metileno. Orientador: Prof. Dr. André Ricardo Felkl de Almeida. 2019. 156 p. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5169/1/Elenara%20Oliveira%20da%20Silva%20-%202019.pdf. Acesso em: 10 agos. 2023.
SILVA, L. J. S. Modelagem matemática do processo de adsorção em carvão ativado de compostos orgânicos solúveis presentes em água produzida. Orientador: Prof. Dr. Adriano da Silva. 2022. 105 p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Química) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: . Acesso em: 10 agos. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.