DIFICULDADES EM MATEMÁTICA E ÁLGEBRA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, p. 281–307, 1988.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
COSTA, A. S. et al. Investigando as dificuldades apresentadas em Álgebra por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, p. 159–176, 2016.
COURA, F. C. F.; GOMES, M. L. M. Matemática e Língua Materna: propostas para uma Interação Positiva. 2005. 13f. Monografia, Especialização em Educação Matemática – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.
DIAS, G. F.; SILVA, P. F. Dificuldades encontradas na resolução de equações do 1o grau: análise dos erros de uma turma do 8o ano. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6. Anais… Fortaleza, 2019.
ESTEVÃO, E. J. O. Dificuldades na aprendizagem e ensino de Álgebra: atividades propostas para minimizar essas dificuldades. 2021. 178f. Dissertação, Mestrado Profissional em Rede Nacional – Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008a.
GIL, K. H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008. 118f: Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008b.
GONZÁLEZ, R. Jogos Matemáticos: Enigmas Matemáticos. Disponível em: https://www.coquinhos.com/tag/enigmas-matematicos/. Acesso em: 5 maio. 2022.
GOULART, A. T. et al. Dificuldades no aprendizado de matemática: percepção de estudantes de duas escolas públicas de Anita Garibaldi. Cientefico, v. 18, n. 37, p. 1–27, 2018.
GUIMARÃES, J. F. As Concepções da Álgebra articuladas aos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental. 2013. 95f. Dissertação, Mestrado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
LINGUAGEM IMAGÉTICA. In: DICIONÁRIO inFormal. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/linguagem imagética/. Acesso em: 30 mar. 2021.
PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. D. S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3o ano do Ensino Médio. Revista Principia, v. 1, n. 38, 2018.
SANCHEZ, J. N. G. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
THOMAZ, T. C. Não gostar de matemática: que fenômeno é este? Cadernos de Educação, n. 12, p. 189–211, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.