DIFICULDADES EM MATEMÁTICA E ÁLGEBRA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Luciano de Oliveira, Rafael Roehrs

Resumo


A Matemática figura como importante área do conhecimento científico que tem seu papel de destaque no entendimento de mundo. Mesmo assim, quando se trata do conhecimento escolar, muitas dificuldades na aprendizagem são enfrentadas pelos estudantes, ainda mais quando se trata da área da Álgebra. Se faz necessário que essas dificuldades, assim como as relacionadas ao ensino, sejam estudadas e identificadas a fim de contribuir para o surgimento de propostas que possam minimizar essas deficiências e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo. Uma pesquisa, intitulada “Linguagem Imagética na contextualização, ensino e aprendizagem de Sistema de Equações” vem sendo desenvolvida no sentido de investigar uma proposta para transpor dificuldades com a linguagem algébrica, por meio da utilização da linguagem imagética. Dado o exposto, esse trabalho tem por objetivo identificar as dificuldades em Matemática e Álgebra, a partir das percepções dos alunos do Ensino Médio de escolas do município de Alegrete/RS, a partir de levantamentos realizados dentro da pesquisa citada. A pesquisa, de natureza básica, com uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, se vale de um Estudo de Campo e o desenvolvimento de uma sequência didática. Para este trabalho, em específico, utilizou-se apenas da pesquisa de campo, que se deu em três momentos: contato com a direção da escola e aprovação das mesmas; contato com os docentes de Matemática e visitas às turmas com explicação da pesquisa e entrega de Termos de Consentimentos; e, por fim, o desenvolvimento de um questionário para levantamento de percepções dos alunos dentro da temática da pesquisa. Para apresentação neste trabalho, foram escolhidas três questões específicas do questionário abordando as dificuldades dos alunos em relação a Matemática, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Os resultados demostram que são muitas as dificuldades, que em grande parte estão relacionadas às dificuldades com cálculos, mas que existem ligações dessas dificuldades com outras relacionadas à contextualização e à linguagem adotada. Por fim, é possível inferir com esse trabalho que identificar as dificuldades dos alunos em Matemática e Álgebra é importante para a proposição de ações que visem a transposição dessas dificuldades, sendo que questões relacionadas ao entendimento e utilização da linguagem algébrica devem ser consideradas, pois englobam boa parte das demais dificuldades.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, p. 281–307, 1988.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

COSTA, A. S. et al. Investigando as dificuldades apresentadas em Álgebra por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, p. 159–176, 2016.

COURA, F. C. F.; GOMES, M. L. M. Matemática e Língua Materna: propostas para uma Interação Positiva. 2005. 13f. Monografia, Especialização em Educação Matemática – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.

DIAS, G. F.; SILVA, P. F. Dificuldades encontradas na resolução de equações do 1o grau: análise dos erros de uma turma do 8o ano. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6. Anais… Fortaleza, 2019.

ESTEVÃO, E. J. O. Dificuldades na aprendizagem e ensino de Álgebra: atividades propostas para minimizar essas dificuldades. 2021. 178f. Dissertação, Mestrado Profissional em Rede Nacional – Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008a.

GIL, K. H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008. 118f: Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008b.

GONZÁLEZ, R. Jogos Matemáticos: Enigmas Matemáticos. Disponível em: https://www.coquinhos.com/tag/enigmas-matematicos/. Acesso em: 5 maio. 2022.

GOULART, A. T. et al. Dificuldades no aprendizado de matemática: percepção de estudantes de duas escolas públicas de Anita Garibaldi. Cientefico, v. 18, n. 37, p. 1–27, 2018.

GUIMARÃES, J. F. As Concepções da Álgebra articuladas aos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental. 2013. 95f. Dissertação, Mestrado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

LINGUAGEM IMAGÉTICA. In: DICIONÁRIO inFormal. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/linguagem imagética/. Acesso em: 30 mar. 2021.

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. D. S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3o ano do Ensino Médio. Revista Principia, v. 1, n. 38, 2018.

SANCHEZ, J. N. G. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

THOMAZ, T. C. Não gostar de matemática: que fenômeno é este? Cadernos de Educação, n. 12, p. 189–211, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.