IMPORTÂNCIA DE UMA EFICIENTE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Resumo
A eficiência dos órgãos públicos tem sido questionada pela população em geral. A situação financeira do país reforça a importância de que os órgãos públicos realizem uma melhor gestão dos recursos orçamentários a ele descentralizados, não sendo exceção uma Unidade Militar, haja vista que também gere recursos provenientes de impostos arrecadados das mais diversas formas. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou analisar como a falta de planejamento em uma Unidade Gestora, que no caso também é uma Organização Militar, impacta na execução orçamentária, bem como as ferramentas de apoio a decisão do Ordenador de Despesas daquela Unidade. Tendo como objetivo geral identificar como o planejamento orçamentário influencia na execução da despesa, no caso do 10º Batalhão Logístico, situado em Alegrete/RS.
A metodologia utilizada na referida pesquisa foi a Bibliográfica, utilizando de fontes de consulta, seja de acesso ao público como, por exemplo, o Portal da Transparência do Governo Federal, seja de acesso interno, para os servidores e/ou militares, como por exemplo o SIAFI e o SAG. Foram extraídos dados orçamentários e financeiros da referida UG, referentes aos exercícios financeiros de 2016, 2017 e 2018. Os dados coletados foram incluídos em uma planilha com a finalidade de melhor verificar os índices da gestão nos respectivos anos, bem como apontar as consequências da falta de planejamento na execução do crédito descentralizado a UG.
Por fim, após as análises, foi possível identificar, com base no parâmetro estabelecido, que o ano com a gestão mais eficiente na Unidade foi o 2017, pois houve uma maior equidade nos valores em cada estágio da despesa e consequentemente um menor valor inscrito em RPNP, mas com o cuidado de não expor a figura do OD nos respectivos exercícios financeiros.
Palavras-chave: Planejamento; Execução Orçamentária; Crédito
Texto completo:
PDFReferências
ARAUJO. E.M. Os problemas na liquidação e pagamento da despesa em uma Unidade Gestora do Exército Brasileiro. 2016. Disponível em:https://app.uff.br/riuff/handle/1/2213. Acessado em 15 de agosto de 2018.
BRASIL. 2011. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Disponível em:.Acessado em 25 de outubro de 2018.
BRASIL. 1964. LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964. Disponível em:. Acessado em 25 de outubro de 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: UniversiadeFreevale, 2013, disponível em:
. Acessado em 01 de maio de 2018.
TESOURO NACIONAL. Execução orçamentária, BRASIL. Disponível em: . Acessado em 07 de maio de 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.