RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS NOS MAPAS CONCEITUAIS

Elisângela Mota Pires, Everton Silveira Ribeiro, Elena Maria Billig Mello, Sonia Maria da Silva Junqueira

Resumo


Os objetivos deste trabalho perpassam pela questão problema “quais são as relações estabelecidas entre inovação pedagógica e as metodologias ativas nos mapas conceituais?”. Para mais, considera-se oportuno descrever as principais características de inovação pedagógica, metodologias ativas e mapas conceituais, e, por fim, compreender como se dá a construção do conhecimento por meio dos mapas conceituais, relacionado às duas outras concepções pedagógicas. Logo, para atingir os objetivos propostos, percorre-se o caminho metodológico de uma pesquisa ex-post-facto, descritiva explicativa de cunho qualitativo, baseado no levantamento bibliográfico e análise temática do conteúdo. Acredita-se que há relações que interligam os constructos dos três conceitos pedagógicos, principalmente por estarem sobre a base epistemológica cognitivista. Percorrem caminhos de construção, observando a autonomia, a criatividade e a capacidade de cada indivíduo, convergindo para uma Aprendizagem Significativa, prevendo uma transformação no mundo em que vivemos.


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