RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS NOS MAPAS CONCEITUAIS
Resumo
Os objetivos deste trabalho perpassam pela questão problema “quais são as relações estabelecidas entre inovação pedagógica e as metodologias ativas nos mapas conceituais?”. Para mais, considera-se oportuno descrever as principais características de inovação pedagógica, metodologias ativas e mapas conceituais, e, por fim, compreender como se dá a construção do conhecimento por meio dos mapas conceituais, relacionado às duas outras concepções pedagógicas. Logo, para atingir os objetivos propostos, percorre-se o caminho metodológico de uma pesquisa ex-post-facto, descritiva explicativa de cunho qualitativo, baseado no levantamento bibliográfico e análise temática do conteúdo. Acredita-se que há relações que interligam os constructos dos três conceitos pedagógicos, principalmente por estarem sobre a base epistemológica cognitivista. Percorrem caminhos de construção, observando a autonomia, a criatividade e a capacidade de cada indivíduo, convergindo para uma Aprendizagem Significativa, prevendo uma transformação no mundo em que vivemos.
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