LINGUÍSTICA E JORNALISMO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA PELO JORNAL ARGENTINO PÁGINA/12
Resumo
A linguagem neutra é fruto da luta da comunidade LGBTQIA+. Como o jornalismo não é alheio à realidade social, seria natural que se utilizasse jornalisticamente a neutralidade linguística como forma de inclusão. Este estudo busca identificar esse uso por parte do jornal argentino Página/12, tendo como objetivos quantificar as publicações que se utilizam da linguagem neutra nos meses de junho de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 e realizar uma análise temática das mesmas. Os resultados mostram um aumento na quantidade de publicações e uma certa normalização da linguagem neutra, porém com grandes dificuldades de aplicá-la no cotidiano jornalístico. Por fim, é preciso entender que a utilização jornalística dessa linguagem significa visibilizar pessoas não-binárias e promover a inclusão social. As línguas são vivas, se transformam constantemente, fato pelo qual não há contra o que lutar, apenas aceitar o avanço social intrínseco e alheio à realidade de quem não vive marginalizado na sociedade.
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BLAKEMORE, Erin. Gender-Neutral Pronoun “They” Adopted by Associated Press. Smithsonian Magazine, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2020.
CASSIANO, Ophelia. Guia para “Linguagem Neutra” (PT-BR). Linguagem Neutra (PT-BR), 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2020.
MOKWA, Marcela. O Papel e a função da linguagem não binária ou neutral no contexto das redes online. Revista Movimento, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.