O ENSINO RELIGIOSO E A UMBANDA EM BAGÉ

HELEONTINO CACERES, ALESSANDRO VASQUES BOER, ELEIDA TERESA LEITE CACERES

Resumo


O presente artigo aborda o Ensino Religioso e a Umbanda, com um trabalho constituído por uma revisão teórica e uma pesquisa de campo, realizado com um universo de escolares adolescentes de três escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Bagé/RS. O principal objetivo foi pesquisar se há discriminação e preconceito entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental com relação à Religião Umbanda. A investigação traz uma realidade “do chão escolar” desenvolvida na disciplina de Ensino Religioso. Aborda também, entre outras questões similares e relacionando ao tema de discriminação e preconceito, se os professores de Ensino Religioso encontram-se habilitados a ministrar a disciplina, avaliando o suporte através de recursos didáticos e técnicos e se as bibliotecas existentes suprem a necessidade da pesquisa ou do conhecimento com relação à religião umbanda. Foi usado um questionário como instrumento de coleta de dados e informações, sendo as respostas analisadas de forma qualiquantitativa. O problema de pesquisa foi respondido de forma afirmativa, mesmo que em processo de mudança de atitudes, minimizando gradativamente a discriminação e preconceito com relação à Umbanda, no interior da escola, entre os alunos pesquisados. Serviu de embasamento teórico, entre outros, as ideias de Geronasso e Coelho (2012).

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