EMPREENDEDORISMO EM GASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO

CHRISTIAN SEVERO

Resumo


Empreender está vinculado à inovação, ao conhecimento profundo dos potenciais do negócio, a uma sólida formação em gestão e a capacidade em aplicar o conhecimento. Em negócios gastronômicos é possível observar que um segmento com potencial é o empreendimento vinculado a questões regionais que valorizam a cultura de um povo, respeitam os hábitos de vida da comunidade envolvida e criam um diferencial competitivo baseado nesses fatores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na produção acadêmica dos discentes no decorrer do primeiro semestre do curso de Gastronomia da URCAMP, no eixo empreendedorismo e gestão, analisando o papel do conhecimento como fator de desenvolvimento do espírito empreendedor. Quanto a metodologia, a investigação utilizou o método indutivo, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa. Durante a disciplina, algumas práticas pedagógicas foram propostas, tais como: atividades em equipe, visitas técnicas, elaboração e apresentação de trabalhos teórico-práticos e proposta de trabalhos de caráter multidisciplinar organizados pelos acadêmicos sob supervisão docente. No final do semestre os acadêmicos foram solicitados a elaborar um plano de negócios. Nas propostas de empreendimentos gastronômicos sugeridas pelos acadêmicos, é possível identificar a postura profissional, de superação e empreendedora com que eles se posicionaram diante dos desafios e na elaboração dos trabalhos propostos. Observa-se que os resultados apontam no sentido de que o conhecimento teórico trabalhado na disciplina e as atividades práticas contribuíram para o desenvolvimento do perfil empreendedor. Conclui-se que estamos diante de futuros profissionais gastrônomos com grande potencial de contribuição para o fortalecimento da cultura, da economia e do desenvolvimento regional.

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