A mostra do bioma Pampa como estratégia de educação ambiental e conexão com a comunidade local

Eduarda Acosta Soares, Luan Lemos da Silva, Maria Fernanda Azambuja Rodrigues, Tamyris Ramos dos Santos

Resumo


O bioma Pampa é caracterizado pelos seus extensos campos e vegetações rasteiras, mas desconhecido e desconsiderado pela população. O objetivo deste trabalho é analisar a importância de trabalhar temas e conhecimentos relacionados ao bioma Pampa, através da utilização de práticas lúdicas. Através disto, foi realizado uma atividade com alunos do 8º ano do ensino fundamental, em escolas do município de Bagé/RS, com a aplicação de apresentações para conhecer o bioma Pampa e a elaboração de desenhos, contendo espécies de fauna e flora nativas da região e sua importância.Visto que, para o exercício de preservação da região, a obtenção de informações se torna essencial para um conhecimento mais abrangente. Sendo assim, é necessário a aplicação de educação ambiental com abordagens lúdicas voltado ao ecossistema estudado, principalmente na trajetória escolar, para que os alunos recebam os métodos informativos necessários, para conseguirem preservar o bioma em que convivem. Neste contexto, a aplicação de metodologias lúdicas se configura como um aprendizado necessário para a sociedade, pois por meio dessas práticas ocorre o desenvolvimento do processo de aprendizagem e agrega na melhoria da educação, bem como o desenvolvimento de cidadãos críticos para a preservação do bioma Pampa. 

  

Palavras-chave: Ludicidade, informação, preservação, espécies.


INTRODUÇÃO

O bioma Pampa, caracterizado pelo seu ecossistema aberto, vem sofrendo ameaças nos últimos anos. Segundo Overbeck et al. (2023), a maioria das atividades do país está voltada para biomas e ecossistemas florestais, enquanto ecossistemas abertos são menos considerados. Além disso, muitos acreditam que ecossistemas abertos são disponíveis para restauração florestal, como o plantio de árvores, pois acreditam que áreas sem árvores é sinônimo de espaço degradado (Overbeck et al., 2023). Através disso é visto que abordar a educação ambiental relacionado ao bioma pampa se torna de extrema importância, pois em alguns livros didáticos trabalhados em escolas, pouco se utiliza o conceito real, indo para um viés de uma região propícia a pecuária e agricultura (Castro et al., 2023). Com isso, pela pouca informação e conhecimento deste bioma, se torna essencial uma maior abordagem com a população, pois as diversas formas vegetais, animais e os processos biológicos devem ser conservados para um funcionamento positivo do ecossistema regional (Rodrigues, 2022).  Este trabalho, aliado ao Projeto de extensão DNA (Desenvolvendo Novas Aprendizagens) tem como objetivo analisar a importância de trabalhar assuntos e conhecimentos sobre o bioma pampa, através da utilização de práticas lúdicas. 

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação de caráter qualitativo, que propõe a participação ativa de pesquisadores e sujeitos presentes na ação, contendo a pesquisa acadêmica com a prática para promover estratégias de resolução de um problema, incentivando a reflexão e o pensamento crítico (Lunetta et al., 2024). Houve a realização de uma apresentação com abordagem de informações sobre o bioma pampa, com a elaboração de obras artísticas, como uma maneira lúdica para o aprendizado sobre o ecossistema presente na região. Esta aplicação foi baseada em atividades realizadas pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e bolsistas voluntários do Projeto DNA (Desenvolvendo Novas Aprendizagens), ambos do Centro Universitário da Região da Campanha, URCAMP, campus Bagé-RS. Os participantes foram estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de Bagé/RS. O período da atividade foi o mês de setembro de 2025. Inicialmente, foi desenvolvido com os alunos uma apresentação, para conhecer e observar o bioma pampa através de imagens e vídeos informativos. Durante o desenvolvimento da atividade,houve a proposta da realização de desenhos por parte dos estudantes, contendo espécies de fauna e flora nativas, de suas escolhas, do bioma Pampa, complementando em sua atividade, a importância da espécie escolhida.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com o desenvolvimento de práticas lúdicas com os alunos, ocorre uma maior compreensão em relação ao tema de estudo (Carvalho et al., 2021). No caso do bioma Pampa, é possível entender a importância ecológica das espécies escolhidas em suas obras artísticas. Assim, foi realizada uma apresentação como introdução sobre conhecimentos do bioma estudado, abordando características do local e espécies nativas de flora e fauna da região. Após, foi realizada a elaboração de desenhos. Os alunos puderam explorar diversas formas de vida para incluir em suas ideias. Na realização da atividade, foi proposto a elaboração de obras com espécies nativas do bioma Pampa do seu interesse. Como referência, os estudantes utilizaram desenhos produzidos por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Com essa atividade foi possível mostrar que, através de práticas diferentes do seu cotidiano em sala de aula, os estudantes passam a ter um maior incentivo e curiosidade (Júnior et al., 2023). Segundo Heberle (2011) o lúdico quando utilizado, torna-se uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do aluno, contribuindo para o processo de aprendizagem e melhoria na educação. Conectando com práticas de educação ambiental, ou seja, abordar o lúdico com o meio ambiente, se torna ainda mais relevante, por ser um tema necessário na sociedade, ampliando a criatividade e possibilitando uma educação ambiental crítica (Nunes, Mello e Hernandez, 2025). A educação ambiental é um tema indispensável para a formação como cidadão, pois adquirir hábitos sustentáveis, principalmente na trajetória escolar, se torna fundamental para a formação de indivíduos críticos e responsáveis pela conservação da natureza (Dourado e Peixoto, 2024).    


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os alunos se mostraram engajados com a atividade proposta. Com a elaboração de desenhos, espera-se que os estudantes desenvolvam suas reflexões e a busca de conhecimentos pelo bioma estudado, conectando as práticas lúdicas com o meio ambiente, promovendo a educação ambiental de maneira crítica. Assim foi possível perceber que a aplicação de atividades educativas  sobre o bioma, de maneira lúdica e reflexiva, é essencial na trajetória escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, sustentáveis e engajados para preservar o bioma Pampa. 






Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Patrícia Nazaré Alcântara et al. Ensino de biologia na educação básica: Produção de modelos didáticos e uso de práticas lúdicas. Research, Society and Development, v.10, n.14, e50101421667, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/21667/19326. Acesso em: 06 out. 2025.

CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi et al. O bioma pampa nos livros didáticos de biologia no Brasil: Um olhar sobre a cidade de Uruguaiana - RS. Texto livre. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10578/6716. Acesso em: 23 set. 2025.

DOURADO, Leidyanne de Moura Pereira; PEIXOTO, Josana de Castro. Práticas de educação ambiental significativas na educação infantil baseadas na teoria histórico-cultural. Revista Foco, Goiás, v. 17, n. 10, e668, p. 01-23, 2024. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/6681/4763. Acesso em: 23 set. 2025.

HEBERLE, Karina. Importância e utilização das atividades lúdicas na educação de jovens e adultos. Texto livre. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20337/3/MD_PROEJA_2012_IV_09.pdf. Acesso em: 23 set. 2025.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Metodologias ativas de aprendizagem e a promoção da autonomia do aluno. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais. Texto livre. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/92/95. Acesso em: 06 out. 2025.

LUNETTA, Avaetê de et al. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista de gestão e secretariado, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil, v.15, n.7, p. 01-15, 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Avaete-Guerra/publication/390112135_Pesquisa_qualitativa_e_seus_fundamentos_na_investigacao_cientifica/links/67e09286e2c0ea36cd996d83/Pesquisa-qualitativa-e-seus-fundamentos-na-investigacao-cientifica.pdf. Acesso em: 06 out. 2025.

NUNES, Tatiane Takahashi; MELLO, Ricardo Silva Pereira; HERNANDEZ, Aline Reis Calvo. Promovendo a educação ambiental crítica por meio de atividades lúdicas: uma revisão de literatura. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v.22, n.7, p 01-19, 2025. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/16762/9333. Acesso em: 06 out. 2025.

OVERBECK, Gerhard Ernst et al. A restauração ecológica dos campos do bioma pampa: Avanços e desafios na década da restauração de ecossistemas. Bio diverso, Porto Alegre, v. 3, p. 2965-5765, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/biodiverso/article/view/129069/90484. Acesso em: 23 set. 2025.

RODRIGUES, Pâmela Tatiéle Ribeiro. Importância do conhecimento da biodiversidade para a restauração do bioma pampa. Texto livre. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/2731/_tcc_paamela_tatiaele_ribeiro_rodrigues.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 23 set. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.