FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NO REJUVENESCIMENTO FACIAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Maurício Tatsch Ximenes Carvalho, Isabella Ceolin Soares

Resumo


O processo de envelhecimento acarreta em alterações corporais, com aparição de sinais decorrentes da perda de colágeno e outras substâncias da pele. Esses sinais, atualmente, podem ser praticamente anulados e retardados com alguns tratamentos estéticos, os quais são a base da fisioterapia dermatofuncional. Esse ramo da ciência apresenta recursos capazes de auxiliar na manutenção da aparência jovem da pele. O presente estudo é uma revisão da literatura, que tem como objetivo geral relatar os recursos fisioterapêuticos mais utilizados para o tratamento e prevenção do envelhecimento facial. Como objetivos específicos, buscou-se verificar os efeitos dos recursos da fisioterapia dermatofuncional facial, avaliar os benefícios do tratamento dermatofuncional como uma forma prevenção no envelhecimento precoce e apontar os fatores fisiológicos do tratamento do envelhecimento. Visando melhor definir esses recursos fisioterapêuticos, procedeu-se a uma revisão bibliográfica realizada por meio de levantamento de artigos, livros e sites relacionados à área dermatofuncional. Nessa pesquisa se observou que a radiofrequência é um dos aparelhos que tem mostrado eficiência no tratamento do envelhecimento cutâneo, pois atua em todos os processos degenerativos que implicam na diminuição do metabolismo celular, irrigação e nutrição das estruturas da pele; e a técnica de luz intensa pulsada além de propiciar uma considerável melhora clínica da pele, porque aumenta a produção de colágeno e elastina e reorganiza fibras de colágeno para amenizar as linhas de expressão, é um procedimento não-ablativo e seguro, desta forma, auxiliando na promoção da qualidade de vida das pessoas que procuram por esses procedimentos.

Palavras-chave: Terapia de Luz Pulsada Intensa; Rejuvenescimento; Terapia por Radiofrequência.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, B. de L. Modelo de pele humana reconstruída como plataforma para estudos de fotoenvelhecimento. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Universidade Federal do Amazonas, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL - ABRAFIDEF. Quem somos? Disponível em Acesso em 01 jun. 2021.

CONSELHO NACIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO. Resolução n.º 394 de 2011. Disponível em . Acesso em 01 jun. 2021.

CASCAES, A. C.; RÉUS, M. O uso do acetil hexapeptídeo-3 no tratamento de rugas faciais. Trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação em Estética e Bem-Estar da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduado em Estética e Bem-Estar. Orientador: Prof. Msc. Márcia Manoel Réus. Santa Catarina: Tubarão, 2018.

FACCHINETTI, J.; DE SOUZA , J.; SANTOS, K. Radiofrequência no rejuvenescimento facial. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 11, n. 38, ISSN: 1981-1179, 2017.

GOLDBERG, D.J; SILAPUNT, S. Histologic evaluation of a Q-switched Nd:YAG laser in the nonablative treatment of wrinkles. Dermatol Surg. v. 27, p. 744-6, 2001.

MOTÉ, M. Luz intensa pulsada no fotorejuvenescimento: revisão narrativa da literatura. Trabalho de conclusão de curso apresentado em forma de artigo como

requisito ao Bacharelado em Biomedicina do Centro Universitário de Brasília -CEUB, 2017, 20 p.

NERY, R. D.; SOUZA, S. C.; PIAZZA, F. C. P. Estudo comparativo da técnica de radiofrequência em Disfunções estéticas faciais. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde: Estética e Saúde. Caçador, v.2, n.2, p. 120-138, abr. 2013.

PATRIOTA, R. C. R.; RODRIGUES, C. J.; CUCÉ, L. C. Luz intensa pulsada no fotoenvelhecimento: avaliação clínica, histopatológica e imuno-histoquímica, Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP): São Paulo (SP), 2011.

SADICK, N.S. Update on non-ablative light therapy for rejuvenation: a review. Lasers Surg Med. v. 32, p. 120-8, 2003.

SILVA, E.; AMORIM, J. Controle do envelhecimento cutâneo em idosos com uso da radiofrequência. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.14, n. 50 p. 1105-1122, Maio/2020, ISSN 1981-1179. Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

SOUSA, S.; DE SOUZA, É.. Radiofrequência no tratamento da flacidez tissular facial: revisão integrativa. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.14 n. 53, p. 634-647, 2020 - ISSN 1981-1179. Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

VICENTE, E. B. P. Uso da radiofrequência para flacidez facial na biomedicina estética. Repositório Digital Unicesumar. Maringá, PR. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.