O DIREITO À INTEGRIDADE FÍSICA, A TORTURA E A IMPORTÂNCIA DAS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

Ana Carolina Soares Gonçalves, Thatiane Medeiros Marangon, Andreia Maria Cadore Tolfo

Resumo


 

Resumo: O direito à integridade física é um importante direito humano, sendo que uma das formas de respeitar esse direito é o combate à prática da tortura. Diversos documentos internacionais de direitos humanos repudiam a tortura. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 determina que ninguém deve ser submetido à tortura. Além disso, foi criada a lei nº 9.455/1997 que tipifica a conduta de tortura e a qualifica em diferentes circunstâncias. Outra iniciativa para prevenir a prática da tortura no Brasil é que, em razão do país ter ratificado o Pacto de San Jose da Costa Rica, foram implantadas as audiências de custódia com presos em flagrante. Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da realização das audiências de custódia para prevenir a tortura no Brasil. O trabalho utiliza pesquisa bibliográfica e método dedutivo. A pesquisa destaca que a audiência de custódia é um importante instrumento de prevenção e combate à tortura, pois confere ao preso a oportunidade de denunciar eventual tortura que tenha ocorrido durante a sua prisão.

 

Palavras-chave: Direito à integridade física; Tortura; Audiência de Custódia.

 

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Audiências de Custódia. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/audiencia-de-custodia/. Acesso em: 17 ago. 2021.

CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS. Disponível em: https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.

MASSON, Cleber. Direito penal esquematizado: parte especial. vol. 2. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2016.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral: comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2021.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos 7. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

SEDEP. Audiência de custódia transforma juiz em protagonista da prevenção à tortura. Disponível em: http://www.sedep.com.br/noticias/audiencia-de-custodia-transforma-juiz-em-protagonista-da-prevencao-a-tortura/. Acesso em: 12 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.