AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO APRESENTADO PELO PROJETO PAMPA DIGITAL, ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES, SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DA UNIPAMPA

Maria Eduarda Pieniz Hamerski, Sandra Mara Silva de Leon, Alessandro Silveira Melo, Maria Elaine dos Santos Leon, Rafaela Melo Ferreira, Giovanna Fernandes Martins

Resumo


O acesso ao ensino superior é marcado por diversas mudanças na vida do ingressante, sabendo disso, o Projeto Pampa Digital, da Unipampa/campus Dom Pedrito-RS, foi criado com intuito do acolhimento dos ingressantes, para que esses se sentissem familiarizados com a instituição. Foram realizadas apresentações divididas em duas fases que abordam temas fundamentais para esses discentes. Após a segunda  fase  da apresentação, foram aplicados para os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), Bacharelado em Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Bacharelado em Enologia, questionários feitos via google forms para identificar se a população estudada, se sentia apta á utilizar o site da Unipampa, além disso, o questionário perguntava se a linguagem verbal e visual das apresentações estava boa, regular ou ruim, para que  os integrantes do projeto saibam onde melhorar nas próximas apresentações. De acordo com a pesquisa feita nos cursos de LCN,  Agronegócio, Zootecnia e Enologia se obteve como resposta que os índices de alunos que se sentem aptos para utilizar as ferramentas do site da universidade são respectivamente de 96%, 95% , 75% e 50%. Na linguagem visual, 8%, 10%,  10 e 12,5% do público  julgou  como regular, respectivamente, nos cursos de LCN, Agronegócio, Zootecnia e Enologia, e o restante do público considerou como boa. A última questão abordava sobre a linguagem verbal,  4%, 10%, 10% e 12% dos ingressantes julgou  como regular, respectivamente, nos cursos de LCN, Agronegócio, Zootecnia e Enologia, e o restante como boa. Conclui- se que as apresentações proporcionam aptidão para utilização das ferramentas digitais do site da Universidade para a maioria dos ingressantes dos cursos de LCN , Agronegócio e Zootecnia, já em Enologia apenas 50% do público se julga apto. Nas linguagens verbais e visuais, entende-se que estão boas mas que podem melhorar, pois algumas respostas são consideradas regulares.

Texto completo:

PDF

Referências


BARIANI. I. C. D.; IGUE. E. A.; MILANESI. P. V. B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, v. 13, n. 2, p. 155-164, jul./dez. 2008.

CHAER. G.; DINIZ. R. R. P.; RIBEIRO. E .A . A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

GABRIEL. C. S.; SCORSOLINI-COMIN. F. O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? Considerações sobre o acolhimento estudantil. SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo Revista da SPAGESP, 20(2), 1-5. 2019.

LOURENÇO. E.; SANTOS. M. R. G; SOUZA. L. K. Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. Psicologia da Educação, São Paulo, 42, pp. 35-48, 1º sem. de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.