MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O USO DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO

Thatiane Medeiros Marangon, Ana Carolina Gonçalves, Andreia Cadore Tolfo

Resumo


Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o uso do monitoramento eletrônico como  medida protetiva de urgência em casos de violência doméstica. O trabalho utiliza pesquisa bibliográfica e método dedutivo. Dentre as  medidas protetivas de urgência que podem ser decretadas pelo juiz em caso de violência doméstica, está a previsão de afastamento físico entre agressor, vítima e testemunhas, porém muitos agressores continuam insistindo na aproximação com a vítima. Desta forma, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid) passaram a apoiar a utilização do monitoramento eletrônico de agressores como política pública de segurança no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O trabalho destaca que se a monitorização eletrônica for bem implantada certamente será de grande auxílio ao combate da violência contra a mulher. A monitoração eletrônica pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta para fiscalização rápida e eficaz do agressor, de forma a dar maior proteção à vítima.

 

Palavras-chave: Violência Doméstica; Medidas Protetivas; Monitoramento Eletrônico; Tornozeleira Eletrônica.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMADA, Renato de Mello. Uso de tornozeleira eletrônica no combate à violência doméstica contra mulheres. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/344586/tornozeleira-eletronica-no-combate-a-violencia-contra-mulheres. Acesso em: 15 ago. 2021.

ALVES, Bianca; FARIA, Isabelle. Monitoramento Eletrônico De Agressores No Contexto Da Lei Maria Da Penha. 2021. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/346137/monitoramento-eletronico-de-agressores-no-contexto-lei-maria-da-penha. Acesso em: 21 ago. 2021.

BRASIL ESCOLA. Lei Maria da Penha x ineficácia das medidas protetivas. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/lei-maria-penha-x-ineficacia-das-medidas-protetivas.htm. Acesso em: 21 ago. 2021.

FERNANDES, Pedro Afonso Guimarães. As medidas protetivas de urgência da lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006) e sua relação com a pandemia pela Covid-19. 2021. 64 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

RAMOS, 2020. André de Carvalho Ramos. Curso de Direitos Humanos. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

TAJEDA, Julia Mizuhira. 15 anos da lei Maria da Penha: repercussões da sua trajetória no enfrentamento da violência doméstica. Trabalho de Conclusão de Curso. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. PUC-Campinas, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.