ARTICULAÇÕES ENTRE LETRAMENTO SOCIAL E ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aléxia Guimarães Leite, Cátia Cilene Diogo Goulart, Veronice Camargo da Silva

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender como o letramento social pode constituir-se em aliado ao letramento escolar na educação infantil. A metodologia foi um estudo de caso com análise qualitativa, a partir de um questionário aplicado a uma professora que atua na educação infantil. Ao trazer o conceito de letramento escolar (SOARES,2009), aborda-se também que os letramentos não ocorrem somente no ambiente escolar (COELHO,2010), mas também nos espaços não escolares. Os dados apontam como ocorre a compreensão da professora em relação aos conceitos de letramento social e letramento escolar e, como se dá a prática pedagógica para o melhor aproveitamento dos conhecimentos prévios adquiridos para dentro do ambiente escolar.


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Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018.

COELHO, Silmara. O Processo de Letramento na Educação Infantil. Revista Pedagogia em Ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010 – Semestral.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4°. ed. São Paulo: Atlas.1987.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128p.


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