LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA NO ARROIO BAGÉ

Filipe Bálsamo Torbes Idalgo

Resumo


Os insetos constituem um dos maiores grupos do reino animal e, é de suma importância conhecer a variedade e a abundância da entomofauna. Além da ação benéfica para o meio ambiente, o estudo sobre esses animais ainda é muito restrito. O seguinte estudo foi realizado no arroio que atravessa a cidade de Bagé/RS. O objetivo desta pesquisa em andamento é fazer um levantamento da entomofauna em diferentes pontos do Arroio Bagé, incluindo sua nascente para, possivelmente, analisar a qualidade da água nesses locais. Para este levantamento preliminar, foram realizadas duas coletas em dois pontos do Arroio Bagé, nomeados como pontos A e B, sendo o ponto A a nascente e o ponto B uma região localizada no centro da cidade. As coletas ocorreram entre os meses de março e maio. Foi utilizado para captura dos espécimes um coletor do tipo súrber com dimensão 30x30. Os insetos coletados foram levados ao laboratório de Biologia do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), Campus Bagé/RS para a identificação. Para o ponto A, foram encontrados espécimes das ordens Hemiptera e Thysanoptera. Já no ponto B, apenas foram encontradas pupas pertencentes a ordem Diptera. Estes resultados referem-se ao total das duas coletas para cada ponto coletado. Foram encontrados espécimes de diferentes ordens, entre elas: Hemiptera, pertencente à família Hebridae; Diptera-Chrinomidae e Thysanoptera-Thripidae. Tais animais podem ser utilizados em estudos para verificar o nível de fragmentação do ecossistema e o dano causado por atividades antrópicas em um local, se consagrando como bioindicadores da qualidade ambiental. Sendo este um levantamento preliminar e devido à importância da preservação de ambientes de água doce atualmente, é possível perceber que um levantamento da entomofauna do Arroio Bagé pode ser de grande relevância. Por isso, faz-se necessária a realização de novas coletas em diferentes pontos do Arroio Bagé.


Texto completo:

PDF

Referências


BUZZI, Z. J. Entomologia didática. Ed. UFPR, Curitiba, p. 389-406, 2010.

LUTINSKI, J.A.; GARCIA, F.R.M. Análise faunística de Formicidae (Hymenoptera: Apocrita) em ecossistema degradado no município de Chapecó, SC. Biotemas, v. 18, n.2, p.73-86, 2005.

PINDER, L. C. V. The habitats of chironomid larvae. In: The Chironomidae. Springer, Dordrecht, 1995. p. 107-135.

DE SOUZA, Marco AA; MELO, Alan L. de; VIANNA, Gustavo JC. Aquatic Heteroptera from Mariana County, Minas Gerais, Brazil. Neotropical entomology, v. 35, n. 6, p. 803-810, 2006.

THOMANZINI, M.J., THOMANZINI, A.P.B.W. Levantamento de insetos e análise entomofaunística em floresta, capoeira e pastagem no Sudeste Acreano. Rio Branco: Embrapa Acre, p.41. 2002 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 35).

WETZEL, R.G. 1993. Limnologia. 2ª ed.,Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1129 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.