LEITURA POLISSÊMICA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA

Aline Alves Portella, Carolina Fernandes

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise discursiva de textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do ensino médio técnico, da cidade de Bagé/RS, levando em consideração a posição destes sobre a temática dos Direitos Humanos sala de aula durante as práticas de estágio, pelo viés da Análise do Discurso, de vertente francesa. O objetivo deste é analisar os textos produzidos pelos alunos em sala de aula, a fim de identificar se de fato a leitura polissêmica influencia no processo de autoria do sujeito. Para alcançar os objetivos, foi apresentada a metodologia desenvolvida através da descrição e análise de recortes selecionados, que permitiram identificar os inúmeros sentidos que os discursos mobilizaram e que foram materializados nos textos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, Carolina. VINHAS, Luciana. Da maquinaria ao dispositivo teórico-analítico: a problemática dos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Linguagem em (dis)curso. Lem D. Tubarão, v.19, n.1, p.133 a 151, jan/abr., 2019.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. 6 ed. Editora

Pontes. São Paulo, 2011.

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. Editora Pontes. São Paulo, 2005.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto. Organon – Revista do Instituto de Letras UFRGS, V.9, n 23, 1995. Disponível em: Acesso em 19 de

agosto de 2020.

ORLANDI, Eni P. “Segmentar ou recortar?”Linguística: questões e controvérsias. Série Estudos 10. Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.