DEPRESSÃO ENDOGÂMICA EM BOVINOS

Amanda Ferreira Borba

Resumo


A depressão endogamia é caracterizada por cruzamento entre indivíduos geneticamente parecidos, com graus de consanguinidade que causam efeitos depressivos na produtividade do rebanho. Esse fator pode ocorrer devido a restrita opção de indivíduos na população exigindo o acasalamento entre parentes ou de maneira artificial para se obter propositalmente animais mais uniformes. Muitos rebanhos mantem a endogamia, sem o aparecimento de defeitos fenotipicamente detectados, mas as características econômicas como as que determinam as produções de peso e reprodução são afetadas nesse processo. Estratégias de controle para aumento da heterose no rebanho são necessários e podem ser feitos a partir do melhoramento genético e seleção de reprodutores adequada e desta maneira aumentando o ganho genético.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, R dos S. Estrutura populacional, tendência genêtica e depressão por endogamia em nelore, mocho do nordeste do Brasil. Tese PPG Doutorado em Zootecnia. Itapetinga. BA. UESB, 2012

BURROW, H.M.. The effects of inbreeding in beef cattle. 1993

Cardoso. F. F. Ferramentas e Estratégias para o Melhoramento Genético de Bovinos de Corte. Embrapa Pecuária Sul, Bagé, 2009.

Faria,F.J.C. et al. Intervalo de gerações e tamanho efetivo da população na raça Nelore. Anais da 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001

Koury Filho, W. Mitos e realidade sobre consanguinidade ou endogamia. Revista ABCZ, ano 2, n10, 2002.

Lôbo RNB, Villela LCV. Ferramentas para o melhoramento genético. In: Campos ACN. (Org.). Do campus para o campo: tecnologias para produção de ovinos e caprinos. Fortaleza, 2005. p.205-214.

MACHADO, Jean Pierre Martins. Endogamia e caracterização da estrutura populacional da raça bovina Shorthorn e ovina Romney Marsh. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Produção Animal) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

OLIVEIRA, J. A; BASTOS, J. F. P; TONHATI, H. Endogamia em um rebanho da raça Guzerá. Revista Brasileira de Zootecnia, v.28., Viçosa.1999.

PAIVA, A. L. da C. Avaliação de Métodos de Controle de Endogamia utilizando dados simulados. Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, para obtenção do título de Doctor Scientiae. Viçosa. MG 2010

POGGIAN, C. F. Variabilidade genética e endogamia na população Guzerá sob seleção para a produção de leite. Juiz de Fora: ICB/UFJF, 2008, 58p. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas/Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008.

QUEIROZ, S.A; ALBUQUERQUE, L.G; LANZONI, N.A. Efeito da endogamia sobre características de crescimento de bovinos da raça Gir no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, V. 29. Viçosa, 2000.

SILVA FILHO, J.L.; BEARZOTI, E.; RAMALHO, M.A.P. [2001].Uso de modelos mistos na análise de cruzamentos

VASCONCELOS, J.; MARTINS, A.; FERREIRA, A. et l. Inbreeding and inbreeding depression in portuguese dairy cattle. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, v. 100,n. 553-554, p. 33-37, 2005


Apontamentos

  • Não há apontamentos.