AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO DE DESVIOS POSTURAIS EM TRABALHADORES DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Juliana Silveira de Oliveira, Lorena Nuñez Leal, Louane Hermes de Garcia, Natiele de Ornelas Moreira

Resumo


Resumo: Frequentemente indivíduos que trabalham por longos períodos em posições estáticas desenvolvem problemas decorrentes das sobrecargas corporais, ocasionando o desenvolvimento de lesões por esforços repetitivos (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Visando o bem-estar dos trabalhadores e a prevenção desses distúrbios, o presente estudo realizou a avaliação postural dos funcionários de um setor de recursos humanos, através de imagens, no desenvolvimento de suas tarefas. Dois questionários foram aplicados com a finalidade de coletar informações sobre os sintomas musculoesqueléticos e suas interações com o ambiente de trabalho. Verificou-se a presença de muitos desconfortos corporais decorrentes de longos períodos de trabalho e posturas inadequadas por falta de conhecimento no assunto, mesmo com um ambiente de trabalho adequado. Buscando a prevenção de possíveis lesões e minimizar os efeitos das sobrecargas de trabalho, foram desenvolvidos alongamentos para a coluna, pescoço, braços, pernas, punhos e mãos; e através de lembretes enviados por e-mail incentivar a conscientização sobre os benefícios de praticar pausas espontâneas para alongar os segmentos corporais.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Programa Saúde da Família. 5. ed. P. 52. Brasília, 2002.

BRASIL, Ministério da saúde. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 17 - Ergonomia. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018.

CORRÊA, V. M.; BOLETTI, R. R. Ergonomia: fundamentos e aplicações [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Bookman, 2015.

DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: DeCS. Postura. Edição 2019. ed. rev. e ampl. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2017.

KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Tradução Lia Buarque de Macedo Guimarães. 5. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2007.

MOTTA, F. V. Avaliação ergonômica de postos de trabalho no setor de pré-impressão de uma indústria gráfica. 2009. 50f. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

PEREIRA, L. F. Ultrassonografia na investigação das lesões musculoesqueléticas da LER/DORT. 1.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.