ANÁLISE DE EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES DE PANIFICADORAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LAGES-SC

Joice Cristina Cardoso, Nilva Regina Uliana, Angélica Markus Nicoletti

Resumo


O mercado de panificação está em constante crescimento. Uma das características destes estabelecimentos são terem o início de suas atividades com o intuito de expandir a renda familiar, sendo a maioria de pequeno porte, instalados em prédios adaptados para as atividades com alimentos. Paralelamente a expansão do mercado de alimentos panificáveis, cresce a exigência dos consumidores em conhecer a origem e as condições higiênico sanitárias que permeiam os alimentos. Deste modo, este trabalho teve como objetivo avaliar as edificações e instalações de panificadoras do município de Lages-SC. A pesquisa foi realizada em oito panificadoras, utilizando como instrumento para avaliação a lista de verificação checklist embasada na RDC 216/2004. Os resultados mostraram que a maioria das panificadoras avaliadas apresentou baixa porcentagem de adequação, resultados esses que enfatizam a necessidade de adequação as legislações vigentes, da implementação de boas práticas de fabricação e de capacitação dos manipuladores em higiene e segurança alimentar.

 

Palavras-chave: Condições higiênico sanitárias; Panificadoras; Checklist.


Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Cartilha sobre boas práticas para serviço de alimentação. Resolução RDC nº 216/2004. 3 ed. Brasília: Anvisa, 2004.

BLANGER, L. D; NUNES, M. R. S; SANT’ANNA, V. Avaliação das condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação com self-service de Encantado-RS. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v.3, n.1. p.194-214, 2017.

BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Resolução da diretoria colegiada – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Brasília, 2004.

PRÁTICAS higiênica-sanitárias ajudam padarias. In: PROJETO de desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria com atuação na Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade. ITPC: SEBRAE; ABIP, 2017.

SANTOS, G.M; COSTA, I.R. OLIVEIRA, J.M.S; et al. Avaliação das condições higiênico-sanitárias e físico-estruturais de panificadoras de uma cidade do nordeste brasileiro. Revista Uningá.Maringá, v. 32, n.1, p. 159-169. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.