INFLUÊNCIA DO PROCESSO AVALIATIVO SOBRE A AUTOESTIMA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Izabel Barragana Prause Mattos da Silva, Bruna de Santa Helena Serpa

Resumo


O problema de pesquisa do trabalho é: qual a influência da avaliação escolar sobre a autoestima em escolares do Ensino Médio?A autoestima pode ser caracterizada pela qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos e é de suma importância para a aprendizagem uma autoestima elevada através da afetividade entre ensinante e aprendente, pois a autoestima elevada faz com que o indivíduo se valorize, descubra a sua importância no mundo.O tema é de grande relevância, visto que é importante compreender e considerar o quão a autoimagem que cada um tem de si mesmo colabora e torna-se peça chave no processo de evolução do aprendiz.Estamos diante de uma juventude que não sabe lidar com frustações e estima-se que a aprendizagem interfere na autoestima desses jovens justifica-se, assim, a realização deste trabalho. Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho é analisar os impactos do atual método de avaliação sobre a autoestima do aluno e os específicos são distinguir os diferentes métodos de avaliação, caracterizar a autoestima e relacionar a autoestima e a aprendizagem. Em nossa metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e foi aplicado um questionário entre os alunos do ensino médio do Colégio Raymundo Carvalho, no qual foram aplicadas nove perguntas entre as turmas de 1º ao 3º ano do ensino médio, a fim de descobrirmos a relação de sua autoestima com sua aprendizagem. Diante do questionário aplicado neste estudo e dos resultados obtidos através dele, conclui-se que o processo de avaliação interfere na saúde emocional  dos alunos, como o esperado. Nos casos analisados, acredita-se que a baixa autoestima esteja relacionada com a pressão gerada anterior à semana de provas, podendo ser uma das causas do baixo rendimento escolar. Dentro do contexto escolar, torna-se relevante o apoio dos membros das instituições de ensino em relação a saúde emocional (autoestima) dos escolares, aderindo novos métodos de aprendizagem a fim de testar o rendimento do aluno. No que refere-se ao ambiente familiar ficou evidente que a maioria dos estudantes se preocupa com a opinião dos pais e em agrada-los com os resultados finais, portanto presumimos a importância do diálogo e uma relação aberta entre pais e filhos, sobre a educação e o rendimento escolar.


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Referências


https://www.google.com.br/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/educacao/autoestima-aprendizagem-educacao-jovens.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/autoestima-aprendizagem-educacao-jovens.htm#capitulo_5.3

https://amenteemaravilhosa.com.br/avaliacao-escolar-provas/

https://alepinheirosilva.blogspot.com/2017/02/os-melhores-metodos-de-avaliacao.html


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